Política
Quem é Rico Melquiades, influencer convocado pela CPI das Bets para audiência nesta quarta-feira
Assim como Virgínia Fonseca, ouvida na terça-feira pelos senadores, o campeão do reality show ‘A Fazenda’ prestará depoimento sobre como funciona a publicidade de jogos de azar


A CPI das Bets recebe nesta quarta-feira 14 o influencer Rico Melquiades para um depoimento sobre a publicidade de jogos de azar. A oitiva ocorre um dia depois dos senadores ouvirem a influenciadora Virgínia Fonseca sobre o tema.
Melquiades irá ao Senado, assim como Virgínia, autorizado a manter o silêncio em temas que possam incriminá-lo. A autorização foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal. O comparecimento, porém, segue obrigatório, assim como as respostas sobre temas gerais e sobre os demais investigados. O influencer terá o acompanhamento de um advogado.
Quem é Rico Melquiades
Nascido Luiz Ricardo Melquiades em Maceió (AL), o influenciador tem 27 anos e é conhecido por participar de reality shows. Ele foi campeão do programa ‘A Fazenda’, da TV Record, pelo qual recebeu o prêmio de 1,5 milhão de reais e já esteve em diferentes temporadas do ‘De Férias com o Ex’, da MTV.
Nas redes sociais, Melquiades soma quase 11 milhões de seguidores. Sua carreira na internet começou com quadros de humor, em que ele protagonizava cenas ao lado de familiares.
Alvo de operação
Mais recentemente, o influenciador entrou na mira da polícia em uma investigação sobre jogos de azar. Ele foi um dos principais alvos da Operação Game Over 2, em Alagoas, que investiga a promoção irregular de jogos de azar online por influenciadores digitais, especialmente o chamado ‘jogo do tigrinho’.
Durante o andamento da ação policial, Melquiades teve o bloqueio de bens – no montante de 5 milhões de reais – determinado e a suspensão das suas redes sociais. Os bens e as redes foram liberados cerca de três meses após a operação.
A participação de Melquiades no esquema investigado foi o que motivou o pedido de oitiva feito pelos senadores na CPI, conforme anotou Soraya Thronicke (Podemos-MS) no requerimento de depoimento.
“Sua presença nesta Comissão Parlamentar de Inquérito é essencial para compreender como se estruturam as campanhas de divulgação de jogos ilegais, quais são os vínculos entre influenciadores e essas plataformas, e de que forma tais práticas impactam negativamente a sociedade, em especial os grupos mais vulneráveis”, afirmou.
“O depoimento do Sr. Melquiades poderá esclarecer pontos cruciais sobre a atuação desses agentes na cadeia de aliciamento digital para apostas irregulares, contribuindo substancialmente para os trabalhos desta CPI”, completou a senadora.
Ex-BBB também foi convocada
A CPI também prevê, nesta quarta-feira, a oitiva da advogada Adélia de Jesus Soares, que participou do programa ‘Big Brother Brasil’, o reality show da TV Globo. Ela, no entanto, foi autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do STF, a não comparecer na audiência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Na CPI das Bets, Virgínia silencia e diz que não lucrou com perdas de seguidores
Por Vinícius Nunes
Após prisão de depoente por falso testemunho, Senado prorroga CPI das Bets
Por CartaCapital