CartaExpressa
Quem é Paulo Azi, o deputado eleito relator do fim da escala 6×1
Ao longo dos anos em Brasília, o parlamentar baiano ocupou posições de liderança e funções relevantes nas articulações políticas do Centrão
Escolhido para relatar a PEC que trata do fim da escala 6×1 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o deputado federal Paulo Azi (União Brasil-BA) é natural de Salvador (BA) e tem formação em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia e em administração de empresas pela Universidade Católica do Salvador. Antes da carreira política, atuou em empresas e órgãos públicos ligados à área de infraestrutura e desenvolvimento regional.
Sua trajetória eleitoral começou na Assembleia Legislativa da Bahia, onde exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual de 2003 a 2015. Na Câmara dos Deputados, assumiu o primeiro mandato federal em 2015, inicialmente pelo Democratas, partido que posteriormente se fundiu ao PSL para formar o União Brasil.
Ao longo dos anos em Brasília, Azi ocupou posições de liderança e funções relevantes nas articulações políticas do Centrão. Ele foi vice-líder parlamentar em diferentes períodos e chegou a exercer o posto de vice-líder do governo em 2020. Também presidiu o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de 2021 a 2023, além de participar de colegiados ligados à agricultura, turismo e Constituição e Justiça.
Em 2025, ganhou mais projeção ao assumir a presidência da própria CCJ, considerada a comissão mais importante da Câmara por funcionar como porta de entrada das propostas legislativas antes da análise em plenário.
A escolha de Azi para relatar a PEC do fim da escala 6×1 ocorre em um momento de forte polarização em torno da proposta. Como relator na CCJ, caberá a ele elaborar parecer sobre a admissibilidade constitucional do texto e conduzir negociações iniciais com governo, partidos e setores da sociedade, etapa decisiva para definir se a matéria seguirá para as próximas fases de tramitação no Congresso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PEC do fim da escala 6×1 pode causar novo racha no União Brasil
Por Vinícius Nunes
Bolsonarismo articula para barrar avanço do fim da escala 6×1 na Câmara
Por Vinícius Nunes


