Política

Quem é o favorito de Lewandowski para chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública

A posse do novo ministro da Justiça e da Segurança Pública ocorrerá em 1º de fevereiro

O novo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O favorito a assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública após a posse de Ricardo Lewandowski no Ministério da Justiça e da Segurança Pública é Mario Sarrubbo, procurador-geral de Justiça de São Paulo. O convite já foi aceito e a indicação pode ser sacramentada ainda nesta semana.

A nomeação de Sarrubbo para a Procuradoria-Geral de Justiça paulista foi anunciada em 13 de abril de 2022, após ele receber 1.385 votos na eleição para definir a lista tríplice do órgão. Marcos Ihara (301 votos) e Fábio Kalaf (242) completaram a relação.

Sarrubbo está desde 1989 no Ministério Público de São Paulo, onde também foi subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais e Institucionais.

Ele foi professor na Escola Superior do MP-SP e na Escola Superior de Advocacia de São Paulo e leciona Direito Penal na Faap. O procurador-geral de Justiça tem mestrado em Direito pela PUC-SP e graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mario Sarrubbo também foi diretor da Associação Paulista do Ministério Público de São Paulo, dirigiu o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do MP-SP (2011 a 2013), presidiu o Colégio de Diretores de Escolas de Ministérios Públicos Brasileiros e foi Conselheiro Superior do Ministério Público.

Aos poucos, Ricardo Lewandowski desenha o seu ministério. Ele já escolheu o jurista Manoel Carlos de Almeida Neto para a secretaria-executiva da pasta, cargo atualmente ocupado por Ricardo Cappelli.

Almeida Neto tem 44 anos, é pós-doutor em Direito Constitucional pela USP e foi assessor de gabinete de Lewandowski no Supremo Tribunal Federal.

Ele também trabalhou como secretário-geral da presidência no STF e no Tribunal Superior Eleitoral. Desde 2016, é diretor-jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional, que já foi informada sobre o convite ao jurista.

A posse de Lewandowski ocorrerá em 1º de fevereiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo