Política

Quem é o ex-deputado escolhido para ocupar a nova diretoria da Codevasf

Gil Cutrim está atualmente no Republicanos; ele é próximo ao ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, e será o responsável pelas finanças da companhia

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ex-deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA) é o novo diretor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área de Estratégias e Finanças. 

A cadeira foi criada na última semana, a pedido do Executivo, para atender uma parcela maior do RepublicanosAtravés da Medida Provisória do reajuste salarial dos servidores, por meio de um jabuti, o número de diretores foi alterado de três para quatro. Assim, a atualização comportou a entrada de Cutrim.

Cutrim chega ao cargo após não conseguir se reeleger para a Câmara. Advogado de formação, ele conseguiu o suporte para entrar na Codevasf com o correligionário, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Na Casa, Cutrim foi o primeiro vice-líder do partido.

Com a derrota nas urnas em 2022, ele declarou voto em Jair Bolsonaro (PL): “Hoje estou reafirmando para vocês que estou junto do presidente Bolsonaro. Com fé em Deus, o Brasil fará a escolha certa”.

A ligação com o ex-capitão e o novo diretor da Codevasf, vale lembrar, não é nova. Em 2018, pelo PDT, o apoio a Bolsonaro rendeu uma expulsão de Cutrim da sigla. Na ocasião, Cutrim filiou-se ao Republicanos.

Ele também já foi ligado ao PSL (atual PL), pelo qual foi vice-prefeito da cidade de São José de Ribamar, a terceira mais importante do estado do Maranhão. Depois, no MDB, ocupou o posto de prefeito do município.

Cutrim, nos últimos anos, também foi presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, com o apoio do então governador e agora ministro da Justiça, Flávio Dino.

No novo posto da Codevasf, ele estará sob o comando nacional de Marcelo Moreira, engenheiro da Bahia ligado ao líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA). 

A Companhia é responsável pela implementação e instalações de obras para saneamento básico, pavimentação, construção de pontes e desenvolvimento de bacias hidrográficas e de projetos de irrigação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo