Política

Quem é o empresário preso por financiar os atos golpistas do 8 de Janeiro

Wagner Ferreira Filho apareceu na lista dos pedidos de indiciamento do relatório da CPI do DF sobre os atos antidemocráticos e foi alvo da PF nesta segunda-feira 8, dia que marca o 1º ano da tentativa de golpe no País

Foto: Divulgação/PF
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira 8, o empresário Wagner Ferreira Filho, apontado como um dos financiadores dos atos golpistas do 8 de Janeiro.

Segundo as investigações, ele teria pago pelo frete de um ônibus que saiu de Salvador e transportou os bolsonaristas até o Distrito Federal.

O nome do empresário consta dos registros da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) como contratante do transporte dos golpistas.

Ao todo, Wagner teria pago cinco mil reais para a “vaquinha” que contratou a caravana. Os investigadores alegam que ele não teria condições financeiras de arcar sozinho com os custos do financiamento do frete.

Além disso, as digitais de Wagner foram identificadas em uma esquadria de vidro do Salão Negro do Congresso Nacional. Essa prova indica uma participação ativa do empresário na invasão.

Wagner também foi alvo de pedido de indiciamento da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF, apresentado com base nos registros de financiamento do ônibus.

Além de Wagner, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria deflagrada nesta segunda-feira prendeu uma segunda pessoa, em flagrante, pela posse irregular de arma de fogo. A operação cumpre, também, outros 46 mandados de busca e apreensão em 10 estados e no Distrito Federal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo