Política
Motta oficializa o afastamento de Eduardo Bolsonaro e convoca suplente; conheça o novo deputado
Missionário José Olímpio (PL-SP) recebeu cerca de 61 mil votos em 2022


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializou nesta sexta-feira 21 o afastamento de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e convocou o suplente dele, Missionário José Olímpio (PL-SP), para tomar posse.
Olímpio recebeu cerca de 61 mil votos nas eleições de 2022. Ele ficará com o posto deixado vago por Eduardo porque Adilson Barroso, o primeiro suplente do PL em São Paulo, já está em exercício na vaga de Guilherme Derrite, que se licenciou para ser secretário de Segurança do estado.
O missionário tem 68 anos e já foi deputado federal em dois mandatos, entre 2011 e 2019. Também já foi vereador em São Paulo e em Itu. Ao todo, cumpriu seis mandatos em legislativos municipais: três no município do interior e três na capital — o último deles, em São Paulo, após ser eleito em 2020.
O político, como o nome sugere, é evangélico e está ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, denominação liderada por Valdemiro Santiago.
Nas redes, José Olímpio diz “lutar pelos valores cristãos e familiares”. As postagens, quase em sua totalidade, são dedicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a evocar temas da extrema-direita.
Antes de se filiar ao PL, o missionário passou por quatro partidos: MDB, PP, DEM e União Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que diz a ação no STF que virou pretexto para Eduardo Bolsonaro ficar nos EUA
Por CartaCapital
Eduardo Bolsonaro se licencia do mandato de deputado para ficar nos EUA
Por CartaCapital
Proezas do nazitrumpismo
Por Luiz Gonzaga Belluzzo