Política
Quem é Icaro de Valmir, o único deputado do PL a votar pela cassação de Zambelli
O sergipano faz parte de família de políticos e foi o parlamentar mais jovem eleito em 2022
Apesar de ter conseguido manter o mandato, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi alvo de 227 votos pela cassação (eram necessários 257 para a perda). Entre os favoráveis, apenas um é filiado ao PL, o partido de Zambelli e da família Bolsonaro: Icaro de Valmir, parlamentar por Sergipe.
O “de Valmir” no nome do deputado faz referência ao pai: Valmir de Francisquinho, também filiado ao PL, é prefeito da cidade sergipana de Itabaiana em terceiro mandato. O irmão do parlamentar, Talysson de Valmir, também foi deputado e atualmente é prefeito de Areia Branca, outra cidade do interior sergipano.
Em 2022, Icaro de Valmir foi o mais jovem deputado federal eleito no país. Na época, tinha 21 anos. Hoje, aos 24, se orgulha de ser o mais jovem entre os integrantes da Câmara.
Icaro chegou a ser alvo de uma decisão pela cassação de seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe diante do não cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2022. A defesa recorreu e o caso ainda não transitou em julgado.
CartaCapital entrou em contato com o gabinete do deputado em busca de manifestação sobre o voto no caso de Zambelli, mas não recebeu retorno. O espaço segue aberto. Ativo nas redes sociais, ele não se manifestou sobre o tema nas postagens feitas após a votação sobre a cassação.
Apesar de ser filiado à legenda oficial do bolsonarismo, Icaro mantém boa relação com a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Recentemente, posou ao lado do senador Rogério Carvalho (PT-SE) em anúncio de destinação de recursos para implantação de cursos universitários em Itabaiana.
O deputado federal Icaro de Valmir (PL-SE) ao lado do senador Rogério Carvalho (PL-SE) – Foto: reprodução/redes sociais
A família do deputado apoiou Carvalho no segundo turno das eleições ao governo de Sergipe em 2022. O senador foi derrotado por Fábio Mitidieri (PSD).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



