Política

Quem é Ana Priscila Azevedo, presa como organizadora dos atos terroristas em Brasília

A mulher foi presa na tarde da terça-feira 10, pela Polícia Federal em Luziânia e conduzida à capital federal

Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal prendeu na tarde da terça-feira 10 , Ana Priscila Azevedo, apontada como uma das organizadoras dos atos terroristas em Brasília.

A prisão da mulher, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, ocorreu em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Ela foi, posteriormente, conduzida à capital federal.

No dia dos ataques aos prédios dos Três Poderes, Ana apareceu ao lado de outros radicais comemorando a depredação dos locais. Em um vídeo que circula nas redes sociais, ela aparece enrolada em uma bandeira do Brasil. Ao fundo, uma pessoa fala em ‘vitória’ e exalta o nome da mulher.

Há um outro registro em que Ana Priscila aparece sorrindo e comemorando a ação, mesmo com a suposta chegada das equipes de segurança, ao fundo.

Em uma live realizada no dia 5 de janeiro, no acampamento bolsonarista montado no entorno do Quartel General do Exército, em Brasília, a mulher também aparece antecipando o que viria a acontecer no domingo, em Brasília. “Nós vamos colapsar o sistema, nós vamos sitiar Brasília, nós vamos tomar o poder de assalto, o poder que nos pertence”, disse, na ocasião.

A mulher também é ligada a grupos extremistas no Telegram. Em um deles, criado em dezembro, convocou os quase 30 mil membros a irem para Brasília. No dia 6 de janeiro, ela cita “caravanas vindas de todo o Brasil” e diz que “a Babilônia vai cair”.

Foi ventilada a hipótese de que a extremista seria funcionária do Banco Bradesco, o que foi negado pela instituição. Na segunda-feira 9, o banco informou que não localizou nenhum registro em seus arquivos com o seu nome como funcionária .

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo