Política

Quem é Ana Paula Lobato, suplente que assume a vaga de Dino no Senado até 2030

Ela é a mais jovem parlamentar entre os 81 senadores

Foto: Reprodução/Instagram
Apoie Siga-nos no

Após a posse do ministro Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal, Ana Paula Lobato (PSB-MA) assume a cadeira no Senado por oito anos.

Ela estava no posto desde fevereiro do ano passado, quando assumiu o cargo de Senadora Suplente com a indicação de Dino para o Ministério da Justiça. Nas últimas semanas, deixou o posto durante a breve passagem do ministro pela Casa Alta do Congresso. Desta vez assume a função de forma definitiva. 

Lobato, de 39 anos, entrou na vida política em 2011 e disputou a primeira eleição em 2014 para o cargo de deputada estadual, mas recebeu apenas 29 votos, um percentual menor do que 0,01% dos votos válidos. 

Em 2016, tentou se tornar vice-prefeita, mas foi derrotada. O primeiro cargo veio em 2020, como vice-prefeita na disputa na chapa com Luciano Genésio (PP), em sua cidade natal, Pinheiro (MA). 

Durante o período em que ocupou o cargo, foi empossada prefeita interina por um mês depois de o chefe do Executivo local ter sido afastado da cadeira pela Justiça, em 2022, por acusação de lavagem de capitais e organização criminosa.

No mesmo ano, ela se desfiliou do PDT e migrou para o PSB, legenda de Dino. Lobato é casada com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB).

Quando Dino estava no seu segundo mandato como governador do Estado, Othelino era o presidente da Assembleia Legislativa.

A movimentação entre eles é apontada como crucial para a indicação da parlamentar para a suplência, ao fechar apoio à reeleição do novo governador do Estado, Carlos Brandão (PSB).

Enquanto suplente de Dino, Lobato ocupa a vice-liderança do PSB no Senado e já ficou à frente da relatoria de projetos de lei sobre pautas econômicas, sociais e previdenciárias. 

Em junho, por exemplo, ela encaminhou um ofício ao Conselho Monetário Nacional e pediu a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, diante da insatisfação com a taxa de juros, mas não obteve êxito.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo