Política

“Que crime é esse que Bolsonaro quer proteger?”, questiona Freixo

Deputado federal pelo PSOL anunciou que irá convocar Moro para prestar esclarecimento à CPMI da Fake News

Foto: Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

Após Sérgio Moro anunciar sua saída do governo e fazer duras críticas à postura do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) anunciou que irá convocar o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública para prestar esclarecimento na CPMI das Fake News do Congresso Nacional. “Por que Bolsonaro quer interferir na Polícia Federal (PF)? Quem é que Bolsonaro quer proteger? Bolsonaro quer transformar a PF em uma polícia política para proteger quem?”, questionou Freixo em entrevista a CartaCapital.

O parlamentar, que sempre foi um crítico das políticas apresentadas por Moro, disse que a oposição do Congresso está reunida para entender quais medidas devem ser apresentadas nesse momento. “Estamos analisando o que fazer. O que mais importante é que isso seja feito em conjunto. Estamos em reunião agora para pensar quais as medidas mais importantes”, disse o deputado.

 

Moro acusou Bolsonaro de interferir nas investigações da Polícia Federal e disse que o presidente trocou o diretor-geral da PF para poder ter mais controle sobre o órgão. “O governo fica muito fragilizado com a saída de Moro”, enfatiza.

Na Câmara dos Deputados, já foram registrados 24 pedidos de impeachment contra o presidente, um deles por integrantes do PSOL. Freixo acredita que há motivos para que Bolsonaro seja afastado, mas não sabe se teria voto o suficiente dentro do Congresso.

“Razão para impeachment tem uma lista bíblica. A questão é se há votos para isso. Essa é uma conversa que teremos dentro do Congresso”, disse o deputado. “Vamos atuar em conjunto, é importante que a oposição atue junto.”

O próprio presidente da CPMI das Fake News, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA) também reiterou que convocará o ex-ministro para depor. O político afirmou em seu Twitter que “Moro fez praticamente uma delação premiada.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.