Política
Quando o União Brasil e PP devem decidir sobre desembarque do governo Lula, segundo Rueda
Pressão pelo rompimento completo com o governo tem aumentado
O presidente do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou nesta segunda-feira 25 que o destino dos ministros que integram o governo Lula (PT) será decido até setembro deste ano. A legenda, que formalizou no semana passada uma federação com o Progressistas, tem sido pressionada internamente por um rompimento completo com o governo e se aproximar ainda mais de setores bolsonaristas.
Segundo Rueda, o partido não é “oposição por oposição” e o assunto já é considerado pacificado internamente. Atualmente o União Brasil conta com três ministérios (Comunicações, Turismo, Integração e Desenvolvimento Regional) e o Progressistas com um (Esporte).
“Existe realmente por parte da imprensa um questionamento [sobre os cargos no governo Lula], mas internamente este assunto está muito pacificado. A partir do momento que você consegue ver o espelho das votações, tanto na Câmara e no Senado, a posição do partido é muito clara. É de independência, o que é bom para o Brasil a gente acompanha, o que é contra a gente defenestra”, avaliou em um evento promovido pelo Esfera Brasil.
Ainda segundo o dirigente, a federação deve ter um papel de “protagonismo” na próxima eleição. “Não tenha dúvida de que ela estará, sim, na chapa majoritária. Nós temos dentro do União uma força que pede o pré-candidato [governador de Goiás, Ronaldo] Caiado”, completou.
Com a federação com o Progressistas, o União Progressista forma a maior bancada da Câmara, o maior número de prefeitos e as maiores fatias de recursos públicos para campanhas e despesas partidárias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
União Brasil e PP oficializam superfederação com a maior bancada da Câmara
Por Wendal Carmo
Lula garante permanência de ministros do União Brasil e reforça acordos com Alcolumbre
Por Vinícius Nunes


