Política

Quaest no RJ: Castro tem 25% das intenções de voto contra 19% de Freixo

Levantamento também monitorou cenário de disputa pelo Senado e Romário lidera

Cláudio Castro e Marcelo Freixo: Fotos: Divulgação/Governo do Rio e Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa da Quaest no Rio de Janeiro mostra que Cláudio Castro (PL) abriu 6 pontos de vantagem para Marcelo Freixo (PSB) na disputa pelo governo do estado. O atual governador tem, no principal cenário de primeiro turno monitorado, 25% das intenções de voto, ante 19% do deputado.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira 18 e traz Rodrigo Neves (PDT) em terceiro lugar com 6% da preferência dos eleitores. Há ainda 4% de indicações de voto em Cyro Garcia (PSTU) e uma série de candidatos aparecem com 2%, são eles: Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (UP), Eduardo Serra (PCB) e Wilson Witzel (PMB), que ainda depende de uma decisão judicial para poder concorrer. Luiz Eugênio (PCO) foi o único a não pontuar.

A Quaest ainda mediu as intenções de voto em um cenário sem Witzel. Neste caso, Castro e Freixo registram o mesmo desempenho, mas os demais candidatos oscilam. Neves soma 7%; Garcia tem 4% e Serra aparece com 3%. Ganime e Pantoja têm os mesmos 2% do cenário principal. Eugênio novamente não pontua.

Segundo turno

Ainda de acordo com a Quaest, em caso de segundo turno entre Castro e Freixo, os dois estariam em pé de igualdade neste momento, já que o levantamento aponta um empate técnico pela margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Castro teria 36% na disputa direta com Freixo, que somaria 32%.

Um cenário de disputa direta entre Castro e Neves também foi pesquisado. Nele, o atual governador aparece com 37% e venceria o pedetista, que tem apenas 24% da preferência dos eleitores neste cenário.

Apoio de Lula e Bolsonaro

A pesquisa também mediu a opinião dos eleitores sobre o apoio de Jair Bolsonaro (PL) a Castro e de Lula (PT) a Freixo. A aliança com o ex-capitão, segundo os resultados, renderia 13 pontos ao atual governador. Já a composição do petista daria mais 15 pontos a Freixo no comparativo com o cenário sem nenhum apoio. Neves quando está aliado a Ciro Gomes (PDT) soma 9%, 3 a mais do que no cenário principal.

Senado

Além da disputa pelo Palácio Guanabara, a Quaest desta quinta-feira também monitorou as intenções de voto para o cargo de senador no RJ. Romário (PL) tem ampla vantagem e lidera a disputa com 30% das menções dos entrevistados. Cabo Daciolo (PDT) e Alessandro Molon (PSB) aparecem empatados em segundo lugar com 10% da preferência dos eleitores fluminense.

Há ainda no levantamento 8% das intenções de voto para Clarissa Garotinho (União Brasil), 7% para Daniel Silveira (PTB) e 4% para André Ceciliano (PT). Bárbara Sinedino (PSTU), Raul Bittencourt (UP) e Marcelo Itagiba (Avante) têm 1% de menções cada. Hiran Roedel (PCB) não pontua.

Para chegar aos resultados desta quinta-feira, a pesquisa ouviu presencialmente 1.500 eleitores do RJ entre os dias 12 e 15 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Contratada pela consultoria de investimentos Genial, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número RJ-07554/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.