Política
Quaest indica empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno
O instituto entrevistou 2.004 eleitores entre 10 e 13 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais
Uma pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira 14 indica empate técnico entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) na projeção de um eventual segundo turno da disputa pela Presidência da República, com vantagem numérica de três pontos percentuais para o presidente: 43% a 40%.
O levantamento, contratado pela Globo em parceria com o jornal O Globo, se baseia em 2.004 entrevistas entre 10 e 13 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-06773/2026.
Em uma sondagem publicada pela Quaest em 5 de agosto, Lula marcava 44% contra 39% de Flávio. Houve, portanto, uma oscilação positiva para o candidato do PL, mas o movimento ocorreu na margem de erro.
Confira os resultados dos cenários de segundo turno testados pela Quaest:
Cenário 1:
- Lula (PT): 43%;
- Flávio Bolsonaro (PL): 40%;
- Branco/nulo/não vai votar: 13%;
- Indecisos: 4%.
Cenário 2:
- Lula (PT): 44%;
- Ronaldo Caiado (PSD): 37%;
- Branco/nulo/não vai votar: 14%;
- Indecisos: 5%.
Cenário 3:
- Lula (PT): 44%;
- Renan Santos (Missão): 36%;
- Branco/nulo/não vai votar: 16%;
- Indecisos: 4%.
Cenário 4:
- Lula (PT): 45%;
- Romeu Zema (Novo): 34%;
- Branco/nulo/não vai votar: 16%;
- Indecisos: 5%.
Primeiro turno
O levantamento também apontou oscilação na margem de erro nas intenções de voto no primeiro turno. Em relação à sondagem de agosto, Lula recuou um ponto e Flávio subiu um.
Veja os resultados da nova pesquisa para o primeiro turno:
- Lula (PT): 38%;
- Flávio Bolsonaro (PL): 31%;
- Renan Santos (Missão): 4%;
- Ronaldo Caiado (PSD): 4%;
- Romeu Zema (Novo): 2%;
- Augusto Cury (Avante): 2%;
- Samara Martins (UP): 1%;
- Edmilson Costa (PCB): 0;
- Clariana Barão (DC): 0;
- Hertz Dias (PSTU): 0;
- Leonardo Avalanche (PRTB): 0;
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0;
- Wilson Grassi (Democrata): 0;
- Branco/nulo/não vai votar: 8%;
- Indecisos: 10%.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.




