Política
Quaest: David Almeida avança e lidera disputa pela prefeitura de Manaus
Candidato se distanciou do principal concorrente, Amom Mandel, e venceria em todos os cenários de segundo turno


David Almeida (Avante) cresceu na preferência do eleitorado de Manaus e lidera a corrida para a prefeitura da capital amazonense. O cenário foi apresentado pela consultoria Quaest, que divulgou, nesta quinta-feira 1, pesquisa de intenção de voto na cidade.
Segundo o levantamento, Almeida tem 33% das intenções de voto. Ele aparece à frente de Amom Mandel (Cidadania), que tem 22%. Completam a lista Roberto Cidade (União Brasil), com 13; Capitão Alberto Neto (PL), com 12%; e Marcelo Ramos (PT), com 8%.
Na pesquisa anterior, que foi divulgada em maio, David Almeida tinha 30%. Amom Mandel, à época, estava tecnicamente empatado com ele, com 27%.
Nos dados divulgados hoje, os que disseram que vão votar em branco, nulo ou nenhum dos dois somam 7%. Já os indecisos alcançaram 2%.
O avanço de David Almeida também teve reflexo na pesquisa estimulada para o segundo turno. Antes, ele estava atrás de Amom Mandel (45% para o segundo, 44% para o primeiro).
Agora, David Almeida alcançou 50% das intenções de voto, enquanto Mandel caiu para 41%. Almeida, inclusive, venceria todos os cenários de segundo turno contra os demais candidatos.
A pesquisa Quaest buscou saber qual a importância dos apoios do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa local. Os dados da capital amazonense mostraram uma tendência que já vem sendo captada pelo instituto em pesquisas sobre outras disputas municipais pelo país: o desejo de que os candidatos locais sejam independentes.
Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados disseram que preferem que os candidatos não sejam nem aliados de Lula nem de Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, o aumento nesse índice é de 8%.
Os que preferem que o candidato seja aliado do ex-capitão somaram 28%. Já os que disseram que seria melhor se o candidato fosse apoiado pelo petista foram 22%.
A pesquisa Quaest, contratada pelo site RealTime 1, foi feita entre os dias 24 e 27 de julho. Ao todo, 1.002 eleitores foram entrevistados pessoalmente. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Nunes, Boulos e Datena estão tecnicamente empatados na disputa eleitoral em SP, indica Quaest
Por CartaCapital
Lula venceria todos os cotados para substituir Bolsonaro em 2026, aponta Paraná Pesquisas
Por CartaCapital
Os índices de aprovação a Lula na Bahia e em Pernambuco, segundo nova pesquisa Quaest
Por CartaCapital