Política

Quaest: David Almeida avança e lidera disputa pela prefeitura de Manaus

Candidato se distanciou do principal concorrente, Amom Mandel, e venceria em todos os cenários de segundo turno

Quaest: David Almeida avança e lidera disputa pela prefeitura de Manaus
Quaest: David Almeida avança e lidera disputa pela prefeitura de Manaus
David Almeida. Foto: MICHAEL DANTAS/AFP
Apoie Siga-nos no

David Almeida (Avante) cresceu na preferência do eleitorado de Manaus e lidera a corrida para a prefeitura da capital amazonense. O cenário foi apresentado pela consultoria Quaest, que divulgou, nesta quinta-feira 1, pesquisa de intenção de voto na cidade.

Segundo o levantamento, Almeida tem 33% das intenções de voto. Ele aparece à frente de Amom Mandel (Cidadania), que tem 22%. Completam a lista Roberto Cidade (União Brasil), com 13; Capitão Alberto Neto (PL), com 12%; e Marcelo Ramos (PT), com 8%.

Na pesquisa anterior, que foi divulgada em maio, David Almeida tinha 30%. Amom Mandel, à época, estava tecnicamente empatado com ele, com 27%.

Nos dados divulgados hoje, os que disseram que vão votar em branco, nulo ou nenhum dos dois somam 7%. Já os indecisos alcançaram 2%.

O avanço de David Almeida também teve reflexo na pesquisa estimulada para o segundo turno. Antes, ele estava atrás de Amom Mandel (45% para o segundo, 44% para o primeiro). 

Agora, David Almeida alcançou 50% das intenções de voto, enquanto Mandel caiu para 41%. Almeida, inclusive, venceria todos os cenários de segundo turno contra os demais candidatos.

A pesquisa Quaest buscou saber qual a importância dos apoios do presidente Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa local. Os dados da capital amazonense mostraram uma tendência que já vem sendo captada pelo instituto em pesquisas sobre outras disputas municipais pelo país: o desejo de que os candidatos locais sejam independentes.

Segundo a pesquisa, 48% dos entrevistados disseram que preferem que os candidatos não sejam nem aliados de Lula nem de Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, o aumento nesse índice é de 8%.

Os que preferem que o candidato seja aliado do ex-capitão somaram 28%. Já os que disseram que seria melhor se o candidato fosse apoiado pelo petista foram 22%.

A pesquisa Quaest, contratada pelo site RealTime 1, foi feita entre os dias 24 e 27 de julho. Ao todo, 1.002 eleitores foram entrevistados pessoalmente. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo