Política

Quaest: 51% dos brasileiros aprovam o trabalho do presidente Lula

Aprovação recuou três pontos percentuais em comparação com a pesquisa realizada em dezembro

O presidente Lula e m viagem à Etiópia, em 17 de fevereiro de 2024. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência do Brasil/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa realizada pela Quaest, divulgada nesta quarta-feira 6, mostra que 51% dos brasileiros aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 46% responderam no sentido contrário e apontaram desaprovação ao governo do petista. 

A aprovação de Lula divulgada nesta quarta foi monitorada no final de fevereiro, antes, em dezembro, era de 54% pontos percentuais. O resultado de hoje, portanto, marca um recuo de três pontos desde o último levantamento da Quaest. A reprovação também mudou, em dezembro era de 43%, três pontos a menos do que a revelada na atual pesquisa. 

Os dados reforçam a manutenção da polarização dos brasileiros. Entre os eleitores que depositaram seu voto em Lula no segundo turno das eleições de 2022, 85% dizem aprovar o governo, enquanto entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), a desaprovação chega a 88%. 

A mudança nos índices nesta quarta-feira também foi puxada pela variação dos resultados entre os eleitores evangélicos. A desaprovação a Lula neste grupo cresceu 6 pontos percentuais desde dezembro, passando de 56% para 62%. O resultado, indicam os responsáveis pela pesquisa, possivelmente foi influenciado pelas declarações feitas pelo petista denunciando genocídio da população palestina na Faixa de Gaza por Israel. 

Já a aprovação pelos segmentos da sociedade confirma a manutenção da popularidade de Lula entre os seus eleitores. Entre os que mais aprovam o trabalho de Lula estão os que ganham até dois salários mínimos (61%) e moradores da região Nordeste (68%), grupos que, desde a eleição, apontam preferência de voto no petista. 

Avaliação de governo

O levantamento também questionou os eleitores sobre a avaliação do governo Lula de forma geral. Entre os entrevistados, 35% avaliaram o governo de forma positiva. Outros 34% avaliaram negativamente, Há também 28% que responderam que o governo petista é apenas regular. 

Na comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva do governo oscilou 1 ponto percentual para baixo. Já a avaliação negativa oscilou 5 pontos para cima. 

A Quaest divulgada hoje conta com 2 mil entrevistas presenciais, realizadas entre os dias 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro geral é de 2,2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo