Política

PV anuncia apoio a Lula e aprova federação partidária com PT, PSB e PCdoB

A decisão foi tomada em reunião com presidentes estaduais da legenda

Brasilia DF 29 07 2018 Convenção do Partido Verde, em Brasília.O presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna, durante convenção do partido em Brasília.Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Apoie Siga-nos no

O Partido Verde (PV) anunciou nesta terça-feira, 21, que vai apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. A sigla também aprovou a criação de uma federação partidária com PT, PSB e PCdoB.

Segundo José Luiz Penna, Lula tem sinalizado para a formação de uma frente democrática para “derrotar o autoritarismo” do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que torna o partido “francamente favorável” a um apoio ao petista.

“As conversas com Alckmin (para vice) mostram que ele quer montar uma frente democrática para enfrentar o ecocida (Bolsonaro). Ele está propondo não é a candidatura de um partido ele se coloca numa candidatura de frente democrática, e isso passou a nos interessar”, disse Penna ao Broadcast Político.

Ainda segundo ele, o apoio a Lula e à federação vai ser oficializado em reunião da Executiva Nacional do PV, ainda sem data para acontecer. O presidente nacional da sigla também lamentou os rumos da terceira via, que, na avaliação dele, se tornou “muito reacionária”.

“Tenho que lastimar porque a terceira via ficou muito para baixo uma coisa muito reacionária. Entre Moro e esses outros que estão na terceira via, ficou um cenário conservador.”

Sobre a federação partidária, Penna afirmou aguardar resposta do PT sobre se vai integrar a composição. “Esperamos que o partido esteja (na federação). Mesmo que não haja a federação com o PT, caminharemos juntos contra o autoritarismo”, declarou.

Em seu perfil no Twitter, o ex-deputado Eduardo Jorge, candidato à Presidência da República pela sigla em 2014, manifestou-se contra o anúncio. Ele disse que “nada neste sentido pode ser anunciado sem a obrigatória votação na convenção nacional do PV no próximo ano em junho de 2022. Há outras ideias para o PV nesta eleição”. Questionado sobre a discordância, Penna se limitou a dizer: “Toda unanimidade é burra”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo