Política

Publicação de Bolsonaro é marcada como falsa por Facebook e Instagram

O presidente postou vídeo que comparava títulos de matéria feita em 2019, mas erro de tradução do espanhol altera sentido da ‘denúncia’

(Foto: Reprodução/Instagram)
Apoie Siga-nos no

O Facebook e o Instagram marcaram uma publicação do presidente Jair Bolsonaro como portadora de informações falsas devido a uma distorção em relação à títulos jornalísticos do jornal El País.

“Se você não lê jornal está sem informação, sê lê está desinformado”, escreveu o presidente sobre o vídeo em questão, que traz a diferença entra dois títulos publicados no jornal – um em sua edição em espanhol, outro para a edição brasileira.

A reportagem remonta é de 2019, quando o presidente brasileiro fez seu primeiro discurso na abertura no Fórum Econômico Mundial de Davos. O título da matéria em espanhol era “Bolsonaro anima a los ejecutivos de Davos a investir de nuevo en Brasil”. Na tradução literal feita pelo autor do vídeo, ficaria “Bolsonaro anima os executivos de Davos a investir no Brasil”. Depois, ele compara o título da edição brasileira do jornal, que foi “O breve discurso de Bolsonaro decepciona em Davos”.

No entanto, a Agência Lupa, uma das consultadas pelas redes para a checagem de informações, apontou que a tradução do termo ‘anima’ foi feita erroneamente pelo autor do vídeo. “Animar, em espanhol, não tem exatamente o mesmo significado que em português, e a tradução feita no vídeo, portanto, é incorreta”, escreveu a agência [confira a checagem completa].

O mesmo erro já havia sido cometido pelo filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), mas em 2019. Na ocasião, a própria repórter das matérias, Alicia Gonzalez, respondeu ao parlamentar afirmando que ele havia feito uma tradição imprecisa do termo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo