O PT protocolou nesta segunda-feira 25 uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, por impulsionamento irregular de conteúdo eleitoral.
Os petistas classificam como “acintosa” a estratégia digital de divulgação de Bolsonaro na sexta-feira 22 e no sábado 23. No domingo 24, o PL oficializou a candidatura do ex-capitão à reeleição.
Segundo o PT, que se baseia em informações do Google, a legenda de Bolsonaro gastou 742 mil reais com 15 anúncios nos dois dias a antecederem a convenção. A tática teria gerado 81 milhões de visualizações em 72 horas.
A situação, argumentam os petistas, “configura violações às regras de propaganda no período da pré-campanha, dada a inobservância do dever de moderação de gastos com impulsionamento previsto na legislação eleitoral”.
O partido de Lula pede que o TSE, ante a demonstrada ausência de moderação dos gastos, determine a interrupção imediata do impulsionamento do conteúdo e multe o PL em 1.484.000,00 reais, ou seja, o dobro do valor gasto com a estratégia digital.
O pedido foi encaminhado ao ministro Raul Araújo, mas, devido ao recesso do Poder Judiciário, chegou ao presidente da Corte, Edson Fachin, responsável por decisões consideradas urgentes.
Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.
Já é assinante? Faça login