Política

PT vai ao TSE contra Bolsonaro por impulsionamento irregular de conteúdo eleitoral

Os petistas classificam como ‘acintosa’ a estratégia de divulgação do PL nos dias a antecederem a convenção do partido

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O PT protocolou nesta segunda-feira 25 uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, por impulsionamento irregular de conteúdo eleitoral.

Os petistas classificam como “acintosa” a estratégia digital de divulgação de Bolsonaro na sexta-feira 22 e no sábado 23. No domingo 24, o PL oficializou a candidatura do ex-capitão à reeleição.

Segundo o PT, que se baseia em informações do Google, a legenda de Bolsonaro gastou 742 mil reais com 15 anúncios nos dois dias a antecederem a convenção. A tática teria gerado 81 milhões de visualizações em 72 horas.

A situação, argumentam os petistas, “configura violações às regras de propaganda no período da pré-campanha, dada a inobservância do dever de moderação de gastos com impulsionamento previsto na legislação eleitoral”.

O partido de Lula pede que o TSE, ante a demonstrada ausência de moderação dos gastos, determine a interrupção imediata do impulsionamento do conteúdo e multe o PL em 1.484.000,00 reais, ou seja, o dobro do valor gasto com a estratégia digital.

O pedido foi encaminhado ao ministro Raul Araújo, mas, devido ao recesso do Poder Judiciário, chegou ao presidente da Corte, Edson Fachin, responsável por decisões consideradas urgentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo