Política

PT vai acionar Google na Justiça por sugerir “corrupção” em busca por “coroação” relacionada a Lula

A configuração da pesquisa foi observada a partir da última sexta-feira 5

Londres, Inglaterra, 05.05.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva são recebidos pelo Rei Charles III e membros da família real no Palácio de Buckingham, Londres - Inglaterra. Foto: Ian Jones/Buckingham Palace
Apoie Siga-nos no

O PT enviou, neste domingo 7, uma notificação extrajudicial ao Google por “confusão e falta de transparência” por buscas relacionadas ao partido na plataforma.

A sigla pede a suspensão da correção automática do buscador da “corrupção” quando o usuário digita “lula coroação”.

Lula esteve presente neste fim de semana na coroação do Rei Charles III, em Londres.

Segundo o PT, o Google só faz associação entre as duas palavras quando o termo pesquisado é o nome do presidente.

A notificação pede que o Google “esclarecimentos e explicações técnicas em relação aos algoritmos e programações” relacionados a busca.

A Notificada [Google] está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”, diz trecho da notificação assinada pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

O partido alega que a associação dos termos “Lula” e “corrupção” configurar “abuso de poder econômico e violação do direito de libre consciência dos cidadãos brasileiros”.

Informado sobre a correção automática sugestiva, o Google esclareceu que estava “tomando providências” sobre o caso. No domingo 7, a pesquisa automática não aparecia mais no buscador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo