CartaExpressa

PT recorre ao TSE e pede a cassação de Bolsonaro por disparos em massa em 2018

O partido afirmou haver contradições no acórdão que negou a ação contra o presidente e o vice Hamilton Mourão

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O PT protocolou no Tribunal Superior Eleitoral embargos de declaração contra a decisão da Corte de rejeitar, em 2021, uma ação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o vice-presidente Hamilton Mourão por disparo em massa de mensagens via WhatsApp nas eleições de 2018.

A coligação formada por PT, PCdoB e PROS – partidos que se juntaram no pleito de quatro anos atrás – questiona os argumentos do TSE para negar a cassação dos diplomas e a inelegibilidade de Bolsonaro e Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

“A despeito do incontestável e destacado reconhecimento de ilegítimo disparo de mensagens em massa a fim de propagar desinformações e ofensas contra as 7 candidaturas adversárias de Jair Bolsonaro – ’em especial a dos segundos colocados’ – o Tribunal compreendeu pela insuficiência de prova a comprovar a gravidade dos fatos”, escrevem os partidos no recurso.

As legendas pedem que o TSE acolha os embargos de declaração, a fim de eliminar as supostas contradições apontadas, “e proceda à cassação dos mandatos de Jair Messias Bolsonaro e Antônio Hamilton Martins Mourão por abuso de poder econômico, político e uso indevido dos meios de comunicação, condenando-se todos os representados às sanções previstas em lei, tal como a perda da função pública e a inelegibilidade pelo prazo de 08 (oito) anos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo