Política
PT oficializa apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara
Além da sigla, a bancada do MDB também afirmou que vai apoiar o deputado na sucessão da Casa
A bancada do PT na Câmara anunciou, nesta quarta-feira 30, apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL), que ocorre em fevereiro do ano que vem. Mais cedo, o presidente Lula deu aval para que a sigla endossasse a empreitada do paraibano, segundo dirigentes partidários.
“Compreendendo a importância de reafirmar os princípios democráticos para garantir o funcionamento adequado dos partidos da Casa, entendemos que o bloco que vai apresentar a candidatura do deputado Hugo Motta é o bloco que vamos construir”, disse o líder do PT na Câmara, Odair Cunha.
Em seguida, o deputado agradeceu o apoio do partido e reforçou que sua candidatura é de ‘consenso’. “Saio daqui com a certeza que a Câmara dos Deputados dará um grande passo, que será uma casa colaborativa com os interesses do País”, afirmou a jornalistas.
O apoio dos petistas é alvo de cobiça de todos os postulantes à presidência da Casa. Além de Motta, também disputam a vaga os líderes Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União), ambos da Bahia. O partido integra a Federação Brasil da Esperança ao lado de PCdoB e PV, que é a segunda maior bancada da Câmara, com 80 deputados.
Uma ala do partido, contudo, resistia em declarar apoio a Motta sem antes receber dele uma sinalização concreta de que não pautará a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro, caso eleito. Levar adiante o projeto era uma das condições apresentadas pelo PL de Jair Bolsonaro para apoiar o deputado do Republicanos.
A maioria dos parlamentares petistas, contudo, já demonstrava simpatia pelo candidato desde que seu nome surgiu no páreo, com a desistência do vice-presidente da Câmara Marcos Pereira (Republicanos-SP). As eleições para o comando da Casa Legislativa ocorre em fevereiro do ano que vem.
Além do PT, esta quarta também contou com a oficialização do apoio da bancada do MDB a Motta. “Que a gente possa ter diálogo e uma agenda que possa fazer nosso país avançar”, declarou o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP).
Até o momento, Motta, que é o candidato de Arthur Lira (PP-AL), conta com o apoio oficial do PT, Republicanos, PP, Podemos e MDB.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quem não cumpre palavra pode mandar, mas não lidera, diz Elmar após Lira apoiar Motta
Por Wendal Carmo
Comissão de Educação da Câmara aprova projeto para proibir uso de celulares nas escolas
Por Wendal Carmo
Hugo Motta quer presidir a Câmara em ‘consenso da extrema-direta à extrema-esquerda’
Por CartaCapital



