Política

PT oficializa apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara

Além da sigla, a bancada do MDB também afirmou que vai apoiar o deputado na sucessão da Casa

PT oficializa apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara
PT oficializa apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara
O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A bancada do PT na Câmara anunciou, nesta quarta-feira 30, apoiar a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL), que ocorre em fevereiro do ano que vem. Mais cedo, o presidente Lula deu aval para que a sigla endossasse a empreitada do paraibano, segundo dirigentes partidários.

“Compreendendo a importância de reafirmar os princípios democráticos para garantir o funcionamento adequado dos partidos da Casa, entendemos que o bloco que vai apresentar a candidatura do deputado Hugo Motta é o bloco que vamos construir”, disse o líder do PT na Câmara, Odair Cunha.

Em seguida, o deputado agradeceu o apoio do partido e reforçou que sua candidatura é de ‘consenso’. “Saio daqui com a certeza que a Câmara dos Deputados dará um grande passo, que será uma casa colaborativa com os interesses do País”, afirmou a jornalistas.

O apoio dos petistas é alvo de cobiça de todos os postulantes à presidência da Casa. Além de Motta, também disputam a vaga os líderes Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União), ambos da Bahia. O partido integra a Federação Brasil da Esperança ao lado de PCdoB e PV, que é a segunda maior bancada da Câmara, com 80 deputados.

Uma ala do partido, contudo, resistia em declarar apoio a Motta sem antes receber dele uma sinalização concreta de que não pautará a anistia aos golpistas do 8 de Janeiro, caso eleito. Levar adiante o projeto era uma das condições apresentadas pelo PL de Jair Bolsonaro para apoiar o deputado do Republicanos.

A maioria dos parlamentares petistas, contudo, já demonstrava simpatia pelo candidato desde que seu nome surgiu no páreo, com a desistência do vice-presidente da Câmara Marcos Pereira (Republicanos-SP). As eleições para o comando da Casa Legislativa ocorre em fevereiro do ano que vem.

Além do PT, esta quarta também contou com a oficialização do apoio da bancada do MDB a Motta. “Que a gente possa ter diálogo e uma agenda que possa fazer nosso país avançar”, declarou o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP).

Até o momento, Motta, que é o candidato de Arthur Lira (PP-AL), conta com o apoio oficial do PT, Republicanos, PP, Podemos e MDB.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo