PT mineiro afasta vereador que abriu caixão para ‘provar’ que homem não morreu por Covid-19

'A atitude do vereador representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária', afirma o partido

(Foto: Reprodução)

Apoie Siga-nos no

A direção executiva do PT de Minas Gerais decidiu afastar o vereador William Faria, de Santa Bárbara do Leste (MG), após ele ter divulgado um vídeo no qual abre um caixão à faca para “provar” que o senhor não havia morrido por Covid-19.

Após o afastamento, “o vereador responderá no Conselho de Ética do PT-MG, como determina o estatuto partidário, em um processo que poderá culminar com a sua expulsão”, afirmou o partido em nota.

“Num dos momentos mais delicados vividos por toda a população mineira e brasileira em função da pandemia do novo coronavírus, a atitude do vereador representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária.”, diz o texto.

 

 

O vídeo foi gravado no último domingo 25. O caixão violado tinha o corpo de um idoso de 92 anos, e o vereador contestava o lacre, comum a todas as vítimas de Covid-19 devido ao potencial de contaminação, porque o senhor havia falecido de síndrome respiratória aguda grave, segundo consta em seu atestado de óbito.

No entanto, a Polícia Civil de Minas Gerais afirmou que o procedimento era correto devido à espera do resultado do teste de Covid-19, que determinaria se foi a infecção pelo vírus que causou o quadro respiratório. Um inquérito para apurar se houve infração a medida sanitária preventiva foi aberto.

Em nota, a Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou a morte do idoso e afirmou que os critérios seguidos pelo município são definidos pelas autoridades sanitárias estaduais.

“É importante ressaltar que os protocolos referentes a sepultamento são estabelecidos pelo Estado de Minas Gerais. Uma representante da Vigilância Sanitária está acompanhando o caso. A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamenta a morte e se solidariza com familiares e amigos”, diz o comunicado.

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.