Política

PT mineiro afasta vereador que abriu caixão para ‘provar’ que homem não morreu por Covid-19

‘A atitude do vereador representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária’, afirma o partido

(Foto: Reprodução)
Apoie Siga-nos no

A direção executiva do PT de Minas Gerais decidiu afastar o vereador William Faria, de Santa Bárbara do Leste (MG), após ele ter divulgado um vídeo no qual abre um caixão à faca para “provar” que o senhor não havia morrido por Covid-19.

Após o afastamento, “o vereador responderá no Conselho de Ética do PT-MG, como determina o estatuto partidário, em um processo que poderá culminar com a sua expulsão”, afirmou o partido em nota.

“Num dos momentos mais delicados vividos por toda a população mineira e brasileira em função da pandemia do novo coronavírus, a atitude do vereador representa uma ação violenta e desnecessária, além de ser uma grave ameaça à segurança sanitária.”, diz o texto.

O vídeo foi gravado no último domingo 25. O caixão violado tinha o corpo de um idoso de 92 anos, e o vereador contestava o lacre, comum a todas as vítimas de Covid-19 devido ao potencial de contaminação, porque o senhor havia falecido de síndrome respiratória aguda grave, segundo consta em seu atestado de óbito.

No entanto, a Polícia Civil de Minas Gerais afirmou que o procedimento era correto devido à espera do resultado do teste de Covid-19, que determinaria se foi a infecção pelo vírus que causou o quadro respiratório. Um inquérito para apurar se houve infração a medida sanitária preventiva foi aberto.

Em nota, a Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou a morte do idoso e afirmou que os critérios seguidos pelo município são definidos pelas autoridades sanitárias estaduais.

“É importante ressaltar que os protocolos referentes a sepultamento são estabelecidos pelo Estado de Minas Gerais. Uma representante da Vigilância Sanitária está acompanhando o caso. A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamenta a morte e se solidariza com familiares e amigos”, diz o comunicado.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo