Política

PT mantém apoio a Freixo, lança Ceciliano ao Senado e tenta isolar Molon

Lula teve papel central na resolução do impasse e na permanência do PT na chapa do candidato pessebista ao governo fluminense

Lula, Marcelo Freixo, André Ceciliano e Alckmin. Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A Executiva Nacional do PT confirmou, em reunião nesta sexta-feira 5, a manutenção da aliança com Marcelo Freixo (PSB) na disputa pelo governo do Rio de Janeiro.

O apoio estava em xeque diante da insistência dos pessebistas na candidatura de Alessandro Molon ao Senado. O PT afirma que o PSB descumpriu um acordo pelo qual o postulante da coligação à Casa Alta seria André Ceciliano.

“A Comissão Executiva Nacional do PT confirma o apoio à chapa Marcelo Freixo (PSB) para governador e André Ceciliano (PT) para senador no Rio de Janeiro. Com Lula e Alckmin vamos juntos reconstruir nosso Brasil”, anunciou nas redes sociais a presidenta petista, Gleisi Hoffmann.

A manutenção da aliança, porém, não significa necessariamente comprometimento total com a campanha de Freixo. Uma ala do PT encabeçada pelo vice-presidente nacional Washington Quaquá defendia autorizar a militância do partido no Rio a se aproximar de outros candidatos ao governo.

Quaquá retirou na quinta 4 um recurso apresentado à Executiva Nacional no qual pregava o rompimento formal com o PSB. Ele passou a afirmar que o melhor cenário seria se juntar também a outros postulantes, ainda que oficialmente os petistas endossem Freixo. O objetivo seria “ampliar o palanque” de Lula no estado.

O vice-presidente do PT já havia reivindicado, em entrevista a CartaCapital, uma aproximação com o nome do PDT ao governo, Rodrigo Neves. Neste desenho, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), “seria o coordenador da campanha de Lula”. Ainda assim, Quaquá argumenta que o ex-presidente poderia participar de outros palanques.

Lula teve papel central na resolução do impasse e na permanência do PT na chapa de Freixo. Agora, porém, a expectativa é de que o ex-presidente trate Ceciliano como seu único candidato ao Senado, em uma tentativa de isolar Molon.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo