Política

PT lança suspeitas sobre operação contra governador de Alagoas a 19 dias do 2º turno

Segundo o partido, o afastamento de Paulo Dantas e a ação policial deflagrada contra o emedebista parecem ‘manipulação política’

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), afastado do cargo. Foto: Prefeitura de Santana do Ipanema/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu nesta terça-feira 11 ao afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas, e à operação realizada pela Polícia Federal contra o emedebista.

Em sua decisão, a ministra do Superior Tribunal de Justiça Laurita Vaz apontou a existência de um esquema de desvio de recursos envolvendo “saques em espécie” por meio de “servidores fantasmas”. Os supostos crimes teriam ocorrido na Assembleia Legislativa de Alagoas sob a presidência de Dantas, entre 2019 e 2021. O total de recursos desviados chegaria a 54 milhões de reais.

“É suspeitíssima a operação da PF contra governador Paulo Dantas, que lidera as pesquisas em Alagoas”, escreveu Gleisi nas redes sociais. “A 19 dias do segundo turno, cheira a manipulação política, num estado em que a Superintendência da PF é controlada pelo presidente bolsonarista da Câmara dos Deputados.”

Dantas assumiu o governo de Alagoas em maio deste ano, quando o então governador, Renan Filho (MDB), deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado. Apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e pelo ex-presidente Lula (PT), Dantas busca a reeleição no segundo turno contra Rodrigo Cunha (União Brasil), aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

A PF cumpriu 31 mandados de busca e apreensão nesta terça. Entre os endereços estão a Assembleia Legislativa, a sede do governo e os imóveis de Dantas e de parentes dele. Segundo a corporação, foram apreendidos 100 mil reais em espécie na casa de Dantas, 14 mil reais com ele em um hotel em São Paulo e 150 mil reais na casa de um cunhado do govenador afastado.

Paulo Dantas lidera a disputa contra Rodrigo Cunha, segundo a nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira 11. Nela, o emedebista aparece com 47% das intenções de voto, ante 33% de Cunha. Nulos e brancos somam 7% e eleitores indecisos ou que preferiram não responder representam 13%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo