Política

PT anuncia apoio ao PSB em quatro estados, inclusive Pernambuco

Partidos costuraram pacto nesta quarta-feira 1º. Neutralidade do PSB atrapalha planos de Ciro de se aliar a partido

Acordo abre caminho para o apoio à reeleição do atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB)
Apoie Siga-nos no

Em nota publicada às 17h39 em seu site oficial, a Comissão Executiva Nacional do PT resolveu apoiar os candidatos do PSB ao governo nos estados de Amazonas, Amapá, Paraíba e Pernambuco.

A decisão é parte de um acordo de neutralidade firmado entre o PT e o PSB. Nos bastidores, discutiu-se a retirada da candidatura da petista Marília Arraes ao governo de Pernambuco, abrindo caminho para o apoio à reeleição do governador Paulo Câmara, do PSB.

Leia também:
Manuela oficializa candidatura, mas PCdoB não desiste de unidade
O PT e as alianças

Em troca, o PSB estaria disposto a abrir mão da candidatura de Márcio Lacerda ao governo de Minas Gerais, onde Fernando Pimentel tenta a reeleição pelo PT.

O partido também declarou apoio a Flávio Dino, do PCdoB, que busca se reeleger no Maranhão. Nas últimas eleições, o PT não se aliou formalmente ao comunista.

Pouco antes do anúncio oficial no site do PT, Marília Arraes, até então pré-candidata ao governo de Pernambuco pelo partido, divulgou um vídeo em suas redes sociais em que classificava como boatos as primeiras notícias que circulavam sobre o acordo.

No vídeo, Marília Arraes diz que é mentira que “tenha ocorrido um acordo de gabinete” para trocar a candidatura dela pela neutralidade do PSB. “Isso não é verdade. Esse é mais um ataque especulativo contra nossa candidatura. Estão dizendo que já foi batido o martelo, que a executiva nacional vai enquadrar Pernambuco, vai recomendar uma aliança e isso não é verdade”, disse em vídeo publicado em seu Facebook.

Segundo ela, a base de delegados tomaria qualquer decisão somente na quinta-feira 2, quando acontecerá um reunião do diretório estadual do PT. “É importante que você, delegado, venha e aprove a candidatura própria”, chama Arraes no vídeo.

Segundo relatos da mídia, o PSB aceitou o acordo com o PT para se manter neutro nestas eleições. Com isso, a vontade de parte da legenda de se aliar a Ciro Gomes seria frustrada.

Além do apoio ao PSB nos quatro estados, a Executiva Nacional do PT afirmou que formalizará este apoio por meio “da integração do PT às respectivas coligações majoritárias”, além de formalizar o convite ao PROS para integrar a coligação nacional em torno da candidatura de Lula.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo