Política

PSOL vai ao STF contra Bolsonaro por fake news sobre eleições

Segundo a sigla, as afirmações do presidente ‘disseminam o ódio e lançam dúvidas gravíssimas sobre o pleito de 2018 e os eleitos’

Fotos: Sergio Lima/AFP e Elza Fiúza/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O PSOL acionou o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira 8 para que o presidente Jair Bolsonaro seja obrigado a apresentar provas para justificar suas alegações de que as eleições de 2018 foram fraudadas.

No pedido apresentado ao STF, a sigla ainda defende que o presidente explique sua afirmação de que o Brasil terá problemas piores que os dos Estados Unidos caso o voto impresso não seja adotado no próximo pleito presidencial.

“Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”, disse Bolsonaro na quinta-feira 7, horas depois de militantes pró-Donald Trump invadirem o Congresso norte-americano no dia da certificação da vitória de Joe Biden.

“As reiteradas afirmações do Representado, como é comum acontecer, não são técnicas nem precisas e, num linguajar sempre vulgar e chulo, violento e agressivo, disseminam o ódio, lançam dúvidas gravíssimas sobre o pleito de 2018 e os eleitos naquela eleição. São falações que propagam preconceitos, lugares comuns, preconcepções e clichês, tudo sem nenhum elemento de prova ou indício qualquer”, aponta o PSOL.

Segundo o partido, “nas últimas semanas Bolsonaro tem se manifestado de forma a agredir ou ameaçar setores da sociedade brasileira, a imprensa, os movimentos sociais e a memória daqueles que lutaram pela democracia, mas é a primeira vez, depois da posse, em que ele cruza o limite do respeito à existência das instituições eleitorais e judiciárias do País”.

Na noite de quinta-feira, Bolsonaro usou parte de sua transmissão ao vivo nas redes sociais para voltar a lançar dúvidas sobre o processo eleitoral brasileiro, sem apresentar quaisquer provas.

Ao defender o voto impresso, o presidente declarou: “O teu voto é confirmado e o papel cai dentro de uma urna. Houve desconfiança, pode ser então auditado. Qual o problema nisso? Estão com medo? Já acertaram a fraude para 22? Eu só posso entender isso”.

Ao repudiar as declarações do presidente, o PSOL assinala que Bolsonaro, “com suas manifestações e em face da provável resposta à interpelação, anunciando fraude nas eleições de 2018 e sem nenhuma prova ou indício, comete completo atentado ao estado democrático de direito”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo