Política

PSOL questiona Planalto sobre presença de Carlos Bolsonaro em reuniões presidenciais

Vereador participou de três teleconferências feitas entre Bolsonaro e os governadores sobre estratégias diante a proliferação da Covid-19

Créditos: Isac Nóbrega/PR
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou nesta sexta-feira 27 um requerimento à Presidência da República solicitando informações da presença do vereador Carlos Bolsonaro nas reuniões presidenciais sobre o coronavírus, no Palácio do Planalto. De acordo com o parlamentar, ele esteve presente em três teleconferências feitas entre Bolsonaro e os governadores sobre estratégias diante a proliferação da Covid-19. Também há registro de sua participação em uma reunião presencial entre o pai e ministros do governo.

“Ele não é funcionário contratado, não é ministro, não é nada. Qual a função desse cidadão no Planalto, no governo? Isso precisa ser esclarecido à sociedade”, questiona Valente.

Além de justificativa para a presença de Carlos Bolsonaro, o parlamentar solicitou registros das reuniões realizadas por Bolsonaro, de janeiro de 2019 até hoje, que tenham como tema o Coronavírus (Covid-19), com membros do Governo ou com representantes de outros entes ou poderes.

Recentemente, o nome do vereador foi apontado como um dos responsáveis pelo discurso de Jair Bolsonaro, em que pede o fim do confinamento em massa, diante à epidemia do coronavírus. “Já se tem quase certeza que a formulação daquele pronunciamento desastroso teve o envolvimento do Carlos Bolsonaro e de demais integrantes do gabinete do ódio”, atesta Valente. “Mostra que a ‘familícia’ manda mais do que qualquer um lá dentro. Isso precisa ser desmantelado”, critica.

O parlamentar encaminhou o pedido via requerimento de informações. O Planalto tem prazo para responder, para não incorrer em crime de responsabilidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo