Política

PSOL pede a cassação de Damares por crise humanitária na Terra Yanomami

A representação foi direcionada ao Conselho de Ética do Senado; o partido argumenta que a ex-ministra promoveu política ‘etnocida’

Créditos: Marcello Casal Jr /Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O PSOL protocolou nesta quinta-feira 9 uma representação no Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do mandato da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) por quebra de decoro parlamentar. No documento, dirigido ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o partido argumenta que a bolsonarista, quando ainda era ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, “utilizou a máquina pública como um instrumento para uma política etnocida e racista contra os Povos Indígenas”.

Na acusação, o PSOL sustenta que Damares, “em vez de promover uma ação articulada em defesa da vida, agiu com descaso e ausência de medidas em proteção aos povos indígenas”.

Segundo a legenda, a eleição da ex-ministra para o cargo de senadora não representa uma absolvição dos supostos crimes que cometidos no governo de Jair Bolsonaro (PL).

O PSOL também pede que a Casa determine a tomada dos depoimentos de Damares, Bolsonaro, Marcelo Augusto Xavier da Silva (ex-presidente da Funai), Ricardo Salles (deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente) e Eduardo Pazuello (deputado federal e ex-ministro da Saúde).

A sigla entende que o governo anterior defendeu “expressamente a prática do garimpo ilegal em terras indígenas, demarcadas ou não”, além do incentivo à “invasão dessas áreas por grupos ilegais de madeireiros e pecuaristas”.

Em fevereiro de 2022, Bolsonaro assinou o Decreto 10/966/22, que instituía a mineração artesanal, dando prioridade à realização da atividade na área conhecida como Amazônia Legal. Em mais de uma ocasião, referiu-se à Terra Yanomami como uma região “produtiva”.

Em janeiro, os deputados federais Reginaldo Lopes, Zeca Dirceu e Maria do Rosário, do PT, acionaram Damares e Bolsonaro no Ministério Público Federal  por suposto crime de genocídio contra os povos yanomamis.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado é composto por 15 membros titulares e 15 suplentes. Atualmente, a presidência do colegiado está vaga.

Damares Alves ainda não se manifestou sobre a representação protocolada pelo PSOL.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo