Política

PSOL move ação no Ministério Público contra Crivella por livro LGBT

Vereadores Tarcísio Motta e Renato Cinco acusam prefeito do Rio de Janeiro de improbidade administrativa e violação à liberdade de expressão

Foto: Wikimedia Commons
Apoie Siga-nos no

Os vereadores do PSOL no Rio de Janeiro, Tarcísio Motta e Renato Cinco, apresentaram uma ação ao Ministério Público estadual, nesta sexta-feira 6, contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB), por improbidade administrativa, censura prévia e violação à liberdade de expressão e ao princípio da não discriminação.

Na representação, Motta e Cinco pedem a abertura de um inquérito civil contra o prefeito. As acusações ocorrem após Crivella ordenar, na quinta-feira 5, o recolhimento de exemplares um livro na Bienal do Rio de Janeiro. A obra apresenta uma história em quadrinhos que contém uma cena de beijo entre dois personagens do sexo masculino.

 

O prefeito divulgou um vídeo para justificar a proibição do livro.

“A prefeitura do Rio de Janeiro determinou que os organizadores da Bienal, lá no Riocentro, recolhessem esse livro que já foi denunciado na internet, que traz conteúdo sexual para menores. Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado, e do lado de fora, avisando o conteúdo. Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade”, afirmou Crivella.

Com 264 páginas, o livro “Vingadores: A cruzada das crianças” foi escrito pelo americano AllanDois e ilustrado pelo britânico Jim Cheung. A trama tem como personagens centrais o casal homossexual Wiccano e Hulkling, que aparece abraçado e divide a mesma cama em algumas páginas. A obra foi publicada nos Estados Unidos entre 2010 e 2012. Após o anúncio do prefeito, o livro se esgotou nas prateleiras da Bienal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo