Política

PSOL e Rede lançam federação, oficializam apoio a Lula e querem vitória ‘já no 1º turno’

A federação também vetou alianças com partidos da extrema-direita e com legendas que integram o Centrão

PSOL e Rede lançam federação, oficializam apoio a Lula e querem vitória ‘já no 1º turno’
PSOL e Rede lançam federação, oficializam apoio a Lula e querem vitória ‘já no 1º turno’
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A federação PSOL/Rede aprovou nesta quinta-feira 9, em sua primeira assembleia, a oficialização do apoio à candidatura de Lula (PT) à Presidência da República.

Na primeira rodada de comando, a federação terá Guilherme Boulos (PSOL) na presidência e Heloísa Helena (Rede) na vice.

Após o encontro, Boulos disse a jornalistas que a aliança em torno de Lula é o caminho para “derrotar Bolsonaro e virar a página desse pesadelo, de preferência já no primeiro turno, para que a gente consiga apontar um novo caminho para o País”.

A federação também vetou alianças com partidos da extrema-direita e com legendas que integram o Centrão e a base parlamentar bolsonarista.

PSOL e Rede projetam, segundo Boulos, “eleger uma bancada não só numericamente expressiva, para ocupar esse espaço de poder no Congresso Nacional, mas uma bancada com diversidade, que aproxime a cara do Congresso da cara do Brasil”.

Além de Boulos e Helena, participaram da assembleia, no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR).

Randolfe avaliou que a unidade entre PSOL e Rede simboliza “a resistência organizada por esses dois agrupamentos políticos, pautados por dois princípios tão necessários para a construção do Brasil no século XXI: a construção da justiça social com a sustentabilidade”.

Helena, por sua vez, ressaltou a importância de eleger em outubro “uma potente bancada, que faça um grande debate nacional e que possa realmente viabilizar todas as alternativas que são fundamentais neste País, onde as pessoas são humilhadas, massacradas, torturadas, assassinadas pela cor da pele, pela forma de amar, pelo gênero”.

Compõem oficialmente a coligação Vamos Juntos pelo Brasil, por Lula presidente e Geraldo Alckmin (PSB) vice, PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL e Rede.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo