CartaExpressa

PSOL e Rede iniciam conversas para renovar federação

Atualmente há três federações partidárias estão em vigor: PT-PCdoB-PV, Rede-PSOL e PSDB-Cidadania

PSOL e Rede iniciam conversas para renovar federação
PSOL e Rede iniciam conversas para renovar federação
Reunião com representantes do PSOl e Rede. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O PSOL e a Rede anunciaram nesta quarta-feira 27 que começaram as negociações para renovar a federação entre os dois partidos, formada em 2022, com vistas às eleições de 2026. A reunião, realizada em Brasília nesta quarta, contou com a presença da presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, e o porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Paulo Lamac.

Segundo os dirigentes, o assunto será agora debatido internamente nos partidos, mas a expectativa é de continuidade da federação PSOL-Rede. Eles também ressaltaram que a federação é necessária para somar forças no enfrentamento contra a extrema-direita, que se opõe a um projeto de país justo, solidário e sustentável para todos os brasileiros.

A partir de uma confirmação da renovação da federação PSOL-Rede, serão iniciadas as conversas para a definição da tática eleitoral para 2026, com eleições para o Executivo e o Legislativo, tanto nacional quando nos Estados.

Com a criação das federações, instituídas em 2022, os partidos podem se unir na disputa por qualquer cargo, desde que permaneçam assim por todo o mandato conquistado. A federação vale para eleições majoritárias e proporcionais.

Atualmente há três federações partidárias estão em vigor: PT-PCdoB-PV, Rede-PSOL e PSDB-Cidadania.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo