Política
PSOL abre mão de candidatura própria para apoiar PT na disputa pela prefeitura de Porto Alegre
Presidenta do PT no município lembrou que o partido jamais ganhou uma eleição na cidade após dissidência do PSOL
Pela primeira vez na história das eleições para a prefeitura de Porto Alegre, o PSOL não terá candidatura própria e apoiará o PT. Assim, a deputada estadual e presidenta do partido no estado, Luciana Genro, irá respaldar o nome da também deputada federal Maria do Rosário, já lançada pelo PT local.
O anúncio oficial está previsto para o próximo sábado (2) durante encontro do diretório municipal do PSOL.
Na composição, a candidatura à vice caberá ao PSOL que deverá indicar a militante do movimento negro Tamyres Filgueira. Ela era a companheira de Luciana Genro na chapa da legenda.
Ver essa foto no Instagram
O fato reafirma a aproximação das duas siglas nos últimos anos. Já em 2022, nas eleições para o governo estadual, PT e PSOL integraram a mesma frente. O petista Edegar Pretto concorreu ao Palácio Piratini com o vereador do PSOL Pedro Ruas como vice. Na corrida para o Senado, o suplente de Olívio Dutra (PT) foi o vereador psolista Roberto Robaina.
Antes, em 2020, PT e PSOL estiveram juntos, mas apenas no segundo turno em torno da candidatura de Manuela d`Ávila (PCdoB).
A construção de uma chapa única para enfrentar o atual prefeito Sebastião Melo (MDB) foi costurada desde o ano passado. A expectativa é de que, além do PCdoB, outras legendas unam-se à proposta, como a Rede e o PV. No campo da centro-esquerda, existem ainda conversas com o PDT e o PSB.
Ver essa foto no Instagram
Para destacar a importância da decisão, a presidenta municipal do PT, deputada estadual Laura Sito, lembrou que desde que PT e PSOL separaram-se os petistas não mais conquistaram a prefeitura da Capital.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PSOL pede que Tarcísio seja investigado por dispor de sede do governo como ‘QG do golpe’
Por CartaCapital
TSE aprova regras sobre IA, transporte de armas na eleição e propaganda; confira a lista
Por CartaCapital
Lula: ‘Espero que Biden ganhe a eleição nos EUA’
Por CartaCapital
‘Uma coisa é colocar gente na rua, outra é ganhar eleição’
Por Leonardo Miazzo
Participação ativa de Lula nas eleições municipais pode aliviar a polarização
Por Josué Medeiros



