Política

PSL promete triagem ideológica para evitar candidatos ex-petistas

Objetivo é evitar que pessoas antes ligadas a partidos de esquerda sejam candidatos ou assumam diretórios regionais da legenda

Luciano Bivar, presidente do PSL (Foto: Reprodução)
Apoie Siga-nos no

O Partido Social Liberal (PSL), sigla do presidente Jair Bolsonaro, pretende implementar um sistema eletrônico para triagem ideológica dos interessados em ocupar posições de destaque no grupo político, informa a Folha de S. Paulo neste sábado 17.

Segundo o jornal, o objetivo é evitar que pessoas antes ligadas a partidos de esquerda sejam candidatos ou assumam diretórios regionais da legenda. A triagem, no entanto, não impedirá que pessoas com esse passado político consigam sua filiação ao PSL.

Atualmente, entre os 271 mil filiados do PSL, cerca de 10,6 mil (4% do total) já estiveram em partidos do campo progressista como PT, PDT, PSB, PSOL, PC do B, PCB, PSTU e PCO, segundo levantamento recente da Folha com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além disso, o novo compliance do partido (série de procedimentos e normas para assegurar conduta ética, comum no mundo corporativo) também pretende barrar novos filiados, pré-candidatos e dirigentes partidários condenados em segunda instância por estelionato, latrocínio, pedofilia, assédio sexual ou agressão à mulher.

A expectativa do PSL é que este novo método seja implementado nos próximos 15 dias.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar