Política

Promotor de Justiça do ES terá de indenizar Fabiano Contarato por homofobia

Clóvis Barbosa Figueira proferiu comentários homofóbicos durante o processo de adoção de um dos filhos do senador

Promotor de Justiça do ES terá de indenizar Fabiano Contarato por homofobia
Promotor de Justiça do ES terá de indenizar Fabiano Contarato por homofobia
O senador Fabiano Contarato. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo determinou que o senador Fabiano Contarato (PT-ES) e seu marido, Rodrigo Groberio, recebam uma indenização de 12,7 mil reais do promotor de Justiça Clóvis Barbosa Figueira por comentários homofóbicos proferidos em 2017, durante o processo de adoção de um dos filhos do casal.

A condenação foi homologada na última quinta-feira 17 e não prevê mais recursos. Como se trata de um servidor público, caberá ao Estado efetuar o pagamento.

Durante o processo de adoção, segundo o senador, o promotor teria atuado para impedir o andamento do caso sob o argumento de que não haveria  “autorização legal para que um ser humano venha a ter dois pais, como pretendido, ou, pior ainda, duas mães”.

Na decisão, o tribunal considerou que foram “devidamente comprovados os termos preconceituosos discriminatórios em relação aos autores no parecer emitido pelo promotor de Justiça no processo de adoção”.

Conforme a sentença, o promotor “deixou de considerar em sua peça opinativa os avanços jurídicos em relação aos relacionamentos homoafetivos e seus desdobramentos, como no caso da adoção por casais compostos por pessoas do mesmo sexo”.

Contarato comemorou a decisão e disse que ela servirá de exemplo para evitar práticas semelhantes contra casais LBGT+. “É muito raro isso acontecer! Estamos vendo o Judiciário reconhecer o dano ocasionado pelo comportamento do representante do Ministério Público. Foi o reconhecimento civil de responsabilidade do Estado através do comportamento do Ministério Público”, disse o senador, em nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo