Política

Profissionais da Abin reiteram confiança nas urnas após fake news de Bolsonaro: ‘Não há registro de fraude’

Associação defende o compromisso com o Estado Democrático de Direito, a Constituição e ‘o respeito irrestrito’ aos direitos dos cidadãos

Foto: CLAUBER CAETANO / Brazilian Presidency / AFP
Apoie Siga-nos no

A entidade que representa trabalhadores da Agência Brasileira de Inteligência publicou uma nota em que diz confiar no sistema eleitoral brasileiro. O texto é uma resposta às declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) a embaixadores na segunda-feira 18.

Os profissionais reforçam não ter sido constatado nenhum tipo de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema, há 26 anos, e defendem o compromisso com o Estado Democrático de Direito, a Constituição e “o respeito irrestrito” aos direitos dos cidadãos.

Veja, a seguir, a íntegra da nota da União dos Profissionais de Inteligência do Estado da Abin:

A Intelis | União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) manifesta sua confiança na lisura do processo eleitoral brasileiro. Destaca que não há qualquer registro de fraude nas urnas eletrônicas desde a implantação do atual sistema, vinte e seis anos atrás.

Ao longo de toda a história da utilização da urna eletrônica, os profissionais de Inteligência de Estado têm prestado apoio técnico especializado à Justiça Eleitoral no fornecimento e implementação de sistemas e dispositivos criptográficos que contribuem para a autenticidade, confidencialidade e inviolabilidade dos programas e dados das urnas utilizadas no País. A criptografia de Estado e os sistemas de assinatura digital desenvolvidos e aperfeiçoados por nossos servidores fazem parte do ecossistema complexo de barreiras que têm resistido com sucesso às diversas tentativas de ataques executadas durante testes públicos de segurança da plataforma, como reconhece publicamente o Tribunal Superior Eleitoral.

Como servidores públicos de um órgão de Estado essencial à proteção e à projeção dos interesses estratégicos da Nação, reforçamos nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito, a Constituição da República e o respeito irrestrito e inegociável aos direitos e garantias dos cidadãos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo