Educação

Professores de SP recebem mensagens de campanha de ex-secretário com pedido de voto

Diversas denúncias sobre a propaganda de Rossieli Soares chegaram ao Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do estado,

Rossieli Soares, ex-secretário estadual de Educação em São Paulo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil) Créditos: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

“Vote Rossieli (…) Ministro da Educação e secretário em São Paulo. Experiência de quem faz”: esta e outras mensagens com pedidos de voto no candidato a deputado federal e ex-secretário da Educação de São Paulo Rossieli Soares (PSDB) chegaram nos celulares de professores da rede estadual paulista nos últimos dias. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo

O envio de SMS ocorreu para números particulares e de trabalho de docentes das diretorias de ensino de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Ribeirão Preto, Suzano, Carapicuíba, Bauru, Votorantim e da capital, de acordo com o veículo.

Por envolver um número expressivo de destinatários, a prática sugere disparo em massa de propaganda, o que é vedado pela legislação eleitoral.

No corpo das mensagens também há um convite via link para acesso a um grupo de WhatsApp que defende a candidatura do ex-secretário.

Denúncias sobre a propaganda chegaram ao Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do estado, cujo presidente, Chico Poli, confirmou ao jornal a reincidência da conduta.

“Isso está acontecendo em todas as 91 DREs. Já tínhamos conhecimento dessa prática, mas ela tem se intensificado agora na reta final da campanha. O cadastro oficial da secretaria deve ter sido acessado pelo candidato, só pode ser.”

Ainda em 2021, enquanto Rossieli trabalhava na secretaria, houve uma distribuição de chips e aparelhos eletrônicos a professores e alunos, devido ao ensino remoto durante a pandemia da Covid-19.

O ex-secretário também foi acusado de abuso de poder político em uma ação encaminhada ao Ministério Público Eleitoral, conforme reportado por CartaCapital

Sobre o disparo das mensagens em massa, a campanha respondeu não ter conhecimento e alegou que o contato direto com os apoiadores ocorre por meio de um grupo no WhatsApp. 

A Secretaria de Educação também afirmou não haver irregularidades em sua base de dados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo