Política

Processo que investiga as diárias milionárias da Lava Jato avança no TCU

Em seu voto, o relator, ministro Bruno Dantas, disse entender ‘que os elementos já constantes nos autos caracterizam a ocorrência de prejuízo ao erário’

Processo que investiga as diárias milionárias da Lava Jato avança no TCU
Processo que investiga as diárias milionárias da Lava Jato avança no TCU
Deltan Dallagnol faz apresentação de Powerpoint. Foto: Reprodução/Twitter Deltan Dallagnol faz apresentação de Powerpoint. Foto: Reprodução/Twitter
Apoie Siga-nos no

O processo que investiga as diárias milionárias pagas a procuradores da Lava Jato subiu mais um degrau no Tribunal de Contas da União. Por decisão unânime da 2ª Câmara da Corte nesta terça-feira 12, será instaurada uma tomada de contas especial, procedimento que aprofundará as apurações e indicará os responsáveis.

Em seu voto, o relator, ministro Bruno Dantas, escreveu que, “nesta oportunidade, entendo que os elementos já constantes nos autos caracterizam a ocorrência de prejuízo ao erário”.

Segundo Dantas, “os indícios são contundentes e suficientes” para caracterizar, entre outras, as práticas de violação ao princípio da economicidade, já que o modelo escolhido pelo Ministério Público Federal custou mais caro aos cofres públicos, e de ofensas ao princípio da impessoalidade, “tanto na opção pelo modelo mais benéfico e rentável aos participantes quanto na falta de critérios técnicos que justificassem a escolha de quais procuradores integrariam a operação”.

O procedimento foi aberto depois de uma representação do subprocurador-geral do MP junto ao TCU, Lucas Furtado, e de parlamentares que questionavam os gastos com viagens dos integrantes da Lava Jato.

Bruno Dantas já havia concluído que o modelo adotado pela força-tarefa, que não removeu os procuradores para Curitiba, fez com que esses membros gastassem com diárias e passagens em todos os deslocamentos. Assim, a escolha representou muito mais custos do que significaria a realocação dos participantes. 

O próximo passo da apuração é a constituição de um procedimento chamado de tomada de contas especial. Nele, a investigação será detalhada a fim de se apontar os responsáveis e os valores exatos envolvidos.

Na TCE, as figuras responsabilizadas poderão apresentar a sua defesa e, na sequência, o Tribunal indicará as sanções aplicáveis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo