Política

Processo de Lula sobre tríplex chega ao final. Saiba os próximos passos

Depoimento do ex-presidente à Moro encerrou fase de audiências com réus. Após as alegações finais, juiz decidirá pela condenação ou absolvição

Apoie Siga-nos no

O depoimento de cinco horas prestado pelo ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro na terça-feira 10 marcou o encerramento da fase de audiências com os réus do processo envolvendo um tríplex no Guarujá e investigado no âmbito da Operação Lava Jato.

Lula foi o último dos réus a depor no processo.

Na sequência, o Ministério Público Federal, assim como as defesas dos envolvidos, poderão pedir as últimas diligências.

Caso isso não ocorra, caberá a Sérgio Moro determinar os prazos para que as partes façam as alegações finais. Em seguida, o juiz responsável pela Lava Jato em primeira instância receberá de volta os autos e definirá as sentenças, podendo absolver ou condenar os réus.

Não há prazo definido para que a sentença seja publicada. No caso de Eduardo Cunha, por exemplo, Sérgio Moro proferiu seu julgamento um mês e meio após ouvir o depoimento do ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Caso Lula seja condenado à prisão neste processo, o ex-presidente poderá recorrer, em liberdade, à segunda instância. Neste cenário, Lula ainda poderia se candidatar à presidência, como tem afirmado, já que a Lei da Ficha Limpa só barra candidaturas dos condenados em segunda instância. 

O petista é acusado de ter recebido propina da empreiteira OAS por meio da reserva e reforma de um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo, em 2009. A defesa do petista nega que as reformas teriam Lula como beneficiário e apresentou documentos nos quais a OAS diz ser dona da unidade 164-A do edifício. 

Além de Lula, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, são réus no caso o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, os ex-executivos da construtora, Paulo Gordilho e Agenor Franklin Magalhães Medeiros. Outros nomes ligados à OAS são Fábio Hori Yonamine, ex-presidente da OAS Investimentos e Roberto Moreira Ferreira. Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, também é réu nesta ação. 

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar