Política

Problema em processador atrasou divulgação de resultados, diz Barroso

Incidente não tem interferência no resultado do pleito, informa TSE

Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, concedeu uma entrevista coletiva na noite deste domingo 15 para explicar a demora na divulgação dos resultados das eleições em diversas cidades brasileiras.

“Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico: um dos núcleos de processadores do supercomputador que faz a totalização falhou e foi preciso repará-lo. Essa é a razão técnica pela qual houve o atraso. Amanhã, espero ter condições de dar a explicação técnica possível”, disse Barroso, por volta das 21h.

Barroso também descartou a possibilidade de a demora ter alguma influência sobre o resultado da eleição. “A ideia de que a demora possa trazer algum tipo de consequência para o resultado não faz sentido, porque o resultado das eleições já saiu no momento em que a urna imprimiu o boletim. Ele é impresso em diversas vias e esse material é distribuído aos partidos”, prosseguiu o presidente do TSE.

“[Houve] um problema técnico, de hardware. Os dados chegaram para totalização, totalmente íntegros, e apenas o processo de somar as seções é que ficou extremamente lento”, explicou.

“Agora estamos em torno de 50% dos votos já totalizados, com a expectativa de que um pouco mais à frente possamos ter a definição”, completou Barroso.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar