Política
Problema em processador atrasou divulgação de resultados, diz Barroso
Incidente não tem interferência no resultado do pleito, informa TSE


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, concedeu uma entrevista coletiva na noite deste domingo 15 para explicar a demora na divulgação dos resultados das eleições em diversas cidades brasileiras.
“Houve um atraso na totalização dos resultados por força de um problema técnico: um dos núcleos de processadores do supercomputador que faz a totalização falhou e foi preciso repará-lo. Essa é a razão técnica pela qual houve o atraso. Amanhã, espero ter condições de dar a explicação técnica possível”, disse Barroso, por volta das 21h.
Barroso também descartou a possibilidade de a demora ter alguma influência sobre o resultado da eleição. “A ideia de que a demora possa trazer algum tipo de consequência para o resultado não faz sentido, porque o resultado das eleições já saiu no momento em que a urna imprimiu o boletim. Ele é impresso em diversas vias e esse material é distribuído aos partidos”, prosseguiu o presidente do TSE.
“[Houve] um problema técnico, de hardware. Os dados chegaram para totalização, totalmente íntegros, e apenas o processo de somar as seções é que ficou extremamente lento”, explicou.
“Agora estamos em torno de 50% dos votos já totalizados, com a expectativa de que um pouco mais à frente possamos ter a definição”, completou Barroso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.