Política

Prisão domiciliar é revogada e ex-secretário estadual de Educação do Rio vai para penitenciária

Pedro Fernandes estava em prisão domiciliar devido a diagnóstico positivo para Covid-19

Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira 30 o ex-secretário de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes (PSC). O mandado de prisão domiciliar contra Fernandes expirou hoje, por determinação judicial.

Agentes estiveram na casa do político na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e o encaminharam à Corregedoria da Polícia Civil, no centro da capital. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), ele deve ser conduzido para Benfica, na zona norte da cidade.

Fernandes foi preso em 11 de setembro na Operação Catarata II, mas permaneceu em regime domiciliar por apresentar diagnóstico positivo para Covid-19.

Investigações do Ministério Público do Rio (MP-RJ) apontam que o ex-secretário usou de sua influência para obter vantagens eleitorais no pleito de 2018, além de receber dinheiro de propina da organização criminosa que chefiava a partir de contratos fraudulentos para execução de projetos sociais da Fundação Leão XIII, órgão do governo fluminense.

A estratégia foi confirmada em depoimento por Bruno Campo Selem, ex-funcionário da Servlog Rio, uma das empresas beneficiadas pela organização criminosa. Selem também foi preso na Operação Catarata e era braço-direito dos donos da Servlog, o casal Flávio Salomão Chadud e Marcelle Braga Chadud, outros alvos da ação dos promotores e da Polícia Civil.

Salem também citou em depoimento o governador em exercício Cláudio Castro (PSC), responsável pela gestão da Fundação Leão XIII, como um dos beneficiários do esquema quando ainda era vereador, entre 2017 e 2018.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.