Economia
Presidente e premiê de Portugal visitam o Brasil na semana que vem; veja o que está em jogo
De acordo com o Itamaraty, haverá a assinatura de acordos de cooperação em diversas áreas
O presidente Lula (PT) receberá na semana que vem, em Brasília, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e seu primeiro-ministro, Luís Montenegro. Eles chegam à capital na terça 18 e na quarta-feira 19, respectivamente.
Ambos visitarão o Brasil em razão da 14ª Cimeira Brasil-Portugal, evento que reunirá autoridades dos dois governos para discutir temas como economia, ciência, tecnologia e relações diplomáticas. De acordo com o Itamaraty, haverá a assinatura de acordos de cooperação em diversas áreas durante a cerimônia.
A viagem ocorre no marco dos 200 anos do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, documento que marcou o início das relações diplomáticas entre os dois países. Entre os principais temas da agenda bilateral estão a reforma do Conselho de Segurança da ONU, o desenvolvimento sustentável e a defesa da democracia.
Em nota sobre o encontro, o Palácio do Planalto destacou haver mais de 400 mil brasileiros morando em Portugal e 150 mil portugueses no Brasil. Além disso, a balança comercial entre os dois países em 2024 foi de 4,7 bilhões de dólares, com superávit de 2,1 bilhões para os brasileiros.
Segundo o Itamaraty, a situação da comunidade brasileira em Portugal e as denúncias de racismo e xenofobia serão temas centrais da reunião. A pasta não informou se as mudanças geopolíticas provocadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrarão em pauta.
A visita oficial começará na segunda-feira, quando o presidente português desembarca no Recife (PE). Ele receberá o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco. Na terça, Rebelo chega à capital federal, onde terá uma reunião com Lula.
Na terça-feira 18, Rebelo de Sousa chega a Brasília, onde terá uma agenda com o presidente Lula. Deve se reunir também com os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
À noite, o primeiro-ministro Luís Montenegro se junta a Lula e Rebelo para um jantar de Estado no Itamaraty. Na quarta-feira, ele representará Portugal na 14ª Cimeira Brasil-Portugal, da qual o petista também participará.
Depois, irá a São Paulo, onde terá uma agenda voltada ao setor empresarial. Montenegro participará de um fórum organizado pela Apex na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no qual haverá a discussão de oportunidades de investimento e parcerias entre empresas dos dois países.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



