Política

Presidente do PRTB, de Pablo Marçal, afirma ter ligação com o PCC, diz jornal

A gravação seria de fevereiro e teria ocorrido em São Paulo. O dirigente nega ter vínculos com a facção criminosa

Presidente do PRTB, de Pablo Marçal, afirma ter ligação com o PCC, diz jornal
Presidente do PRTB, de Pablo Marçal, afirma ter ligação com o PCC, diz jornal
O presidente do PRTB, Leonardo Avalanche. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Um áudio publicado nesta quinta-feira 8 pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que o presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, afirmou ter relações com integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC.

O PRTB é o partido de Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo.

A gravação, segundo o jornal, é de fevereiro. O interlocutor de Avalanche seria Thiago Brunelo, filho de um dos fundadores da legenda, e a conversa teria ocorrido em um restaurante de beira de estrada em São Paulo.

“Não tem o Piauí, de [inaudível]? Não tem o chefe do PCC que está solto? Ele é a voz abaixo”, teria dito Avalanche, em referência ao seu motorista. “Ele nunca mexeu com política. Hoje ligaram para o menino, né, lá dentro da cadeia e falaram: ‘Estou trabalhando pro Avalanche de motorista’”.

O chefe do PCC mencionado seria Francisco Antônio Cesário da Silva, conhecido por Piauí.

No áudio, Avalanche também alegaria ter sido o responsável por libertar André do Rap, outra liderança do PCC. A saída da prisão ocorreu após uma decisão do então ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, em outubro de 2020.

“Eu sou o cara que soltou o André. A turma não sei se vai te contar isso. Esse é o meu trabalho, entendeu? A próxima, agora, a gente vai botar um lugar acima dele. Esse é o meu dia a dia […] Eu faço um trabalho bem discreto”, teria declarado o dirigente partidário.

Durante a gravação, de aproximadamente 50 minutos, Leonardo Avalanche também teria dito que induziu o ministro do STF Alexandre de Moraes, com auxílio do ex-presidente Michel Temer, a tomar decisões favoráveis a ele no Tribunal Superior Eleitoral.

CartaCapital entrou em contato com Avalanche, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto. À Folha de S.Paulo, ele não reconheceu a veracidade do áudio e negou ter vínculos com o PCC. “Meu Deus, que loucura é essa de André…como assim nunca nem vi […] Não tenho motorista…sem lógica motorista ser voz de chefe…kk terceira fake news”, escreveu. Moraes e Temer ainda não se manifestaram.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo