Política

Presidente do Ibama se reuniu com madeireiros multados antes de flexibilizar regras

Empresários somam mais de 2,6 milhões de reais em sanções

Ação do Ibama referente a extração ilegal de madeira no Pará. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama
Apoie Siga-nos no

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, reuniu-se com empresários do setor madeireiro do Pará dias antes de flexibilizar regras para a exportação da madeira nativa, segundo divulgou o jornal O Globo nesta quinta-feira 26.

De acordo com o veículo, o Ibama confirmou a participação de Bim no encontro, em 6 de fevereiro, na sede do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

O Instituto disse que o motivo foi “a revogação parcial da IN 15/2011”, referindo-se à Instrução Normativa nº 15, que determinava que a exportação da madeira nativa só poderia ocorrer após o órgão emitir autorização. O Ibama e o Ministério do Meio Ambiente negaram ao veículo que Ricardo Salles tenha pedido a Bim que ele mudasse as normas, acrescenta o jornal.

Entre as madeireiras que Bim recebeu na reunião, estão duas empresas que somam mais de 2,6 milhões de reais juntas. Após 19 dias, o presidente do Ibama liberou a exportação da madeira nativa sem que seja necessária a permissão do órgão. A norma servia para inibir a extração ilegal, mas empresários apontavam excesso de burocracia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo