Economia

Presidente do Banco Central é bolsonarista e está boicotando o governo, diz Glauber Braga

Em entrevista a CartaCapital, deputado do PSOL diz que Lula deveria defender a revogação da autonomia dos dirigentes da instituição

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), em entrevista ao canal de CartaCapital no YouTube. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acusou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de ser bolsonarista e promover um boicote contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi concedida em entrevista ao programa Direto da Redação, no canal de CartaCapital no YouTube, nesta sexta-feira 24.

O parlamentar criticou a decisão do Banco Central de manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, em reunião do Comitê de Política Monetária na última quarta-feira 22.

“É fundamental dizer que o senhor Campos Neto é um bolsonarista. Esse cara está boicotando o governo, essa é que é a verdade”, declarou Braga. “Ele não tem nenhum compromisso com os ganhos materiais das pessoas que estão passando por todo tipo de dificuldade.”

Braga avalia que Lula age corretamente ao fazer críticas públicas para que o Banco Central reduza a taxa de juros, mas diz crer que o presidente da República deveria ir além e defender a revogação da lei que deu autonomia aos dirigentes da instituição. O dispositivo foi aprovado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

O deputado sustenta que não há qualquer ponto positivo na lei de autonomia. Para ele, é preciso organizar a população a fim de reivindicar a diminuição da taxa de juros e a reversão da autonomia do Banco Central.

“Aquilo que eles tocam como política monetária tem como objetivo diminuir resistências para eles avançarem com a ampliação de poder do mercado”, afirma.

Em fevereiro, o PSOL apresentou um projeto de lei para revogar a autonomia da instituição. O partido argumenta que a “independência” do BC retira a autoridade do governo eleito sobre um instrumento central de definição da política econômica vitoriosa nas urnas.

Economistas do mercado financeiro ouvidos por CartaCapital dizem, no entanto, considerar um erro de Lula a aposta nas críticas públicas a Campos Neto. Os consultores afirmam que a atuação do Banco Central deve estar livre de pressões políticas e adotar uma conduta “técnica”.

Confira a entrevista na íntegra com Glauber Braga no YouTube.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo