Política

Presidenta ou presidente?

Cármen Lúcia assume o STF e recusa-se ser chamada pelo feminino de presidente

Apoie Siga-nos no

A ministra Cármen Lúcia Rocha foi eleita ontem, quarta (11) para a presidência do Supremo Tribunal Federal para mandato de 2 anos, substituindo Ricardo Lewandowski –ela assume em setembro. Ela havia sido nomeada em 2006 por Lula. Foi uma eleição protocolar, pois o cargo é assumido em rodízio baseado no critério de antiguidade.  Assume o ministro (ou ministra) mais antigo que ainda não presidiu a Corte.

A ministra chegou marcando distância da presidenta Dilma Roussef–ao menos vocabular. Em meio a um julgamento ontem, Lewandowski, ao passar-lhe a palavra perguntou: “Concedo a palavra à ministra Cármen Lúcia, nossa presidenta eleita… ou presidente?”

Ela respondeu com ar sorridente: “Eu fui estudante e eu sou amante da língua portuguesa. Acho que o cargo é de presidente, não é não?”.

Mas a escolha não guarda relação com o fato de ela ter sido estudante ou considerar-se amante do vernáculo.  As duas fórmulas são aceitas quando uma mulher assume a presidência de qualquer órgão ou do país. Presidenta ou presidente.

O ex-presidente José Sarney, que gosta de ser lembrado mais como escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, do que como senador, governador ou presidente da República, escreveu alguns meses depois da eleição de Dilma Roussef em 2010:

“Presidenta, segundo o ‘Aurélio’, é ‘mulher que preside ou mulher de um presidente’, distinta de presidente, que é ‘pessoa que preside’ ou ‘o presidente da República’. O ‘Houaiss’ fala em ‘mulher que preside (algo)’ ou ‘mulher que se elege para a presidência de um país’ para definir presidenta e, para presidente, em ‘título oficial do chefe do governo no regime presidencialista’ -substantivo de dois gêneros. A forma tradicional, comum de dois gêneros, não tem nenhum sentido discriminatório. Mas presidenta tem mais um peso político que linguístico.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar