Política

‘Prefiro fundar igreja a um clube de proteção aos corruptos e criminosos’, dispara Deltan em resposta a Gilmar Mendes

No sábado, Gilmar Mendes sugeriu que o ex-procurador abrisse uma igreja com o dinheiro recebido de apoiadores após a sua cassação

O deputado cassado Deltan Dallagnol. Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O deputado cassado, Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou que prefere “fundar uma igreja” a “fundar um clube de proteção aos mais corruptos e criminosos do Brasil”. A afirmação é uma resposta a declaração de Gilmar Mendes sobre a “chuva de pix” recebida pelo ex-procurador após ter seu mandato cassado no Tribunal Superior Eleitoral.

“Gilmar Mendes ofende de uma vez só os cristãos, as igrejas e os brasileiros de bem que apoiam o combate à corrupção. É triste ver um ministro chegar a um nível tão baixo a ponto de atacar a fé das pessoas, em um ato de intolerância religiosa tão desprezível.”, dispara Delta em publicação no Twitter.

Na sequência, o ex-procurador classificou as doações recebidas como “uma demonstração de amor, fé e compaixão” dos milhares de brasileiros “solidários” à sua cassação.

Deltan foi cassado em decisão unânime do TSE por ter usado uma “manobra” para deixar o Ministério Público Federal e se candidatar à Câmara dos deputados, de forma que impediu que 155 processos administrativos em trâmite no CNMP em seu desfavor viessem a gerar processos administrativos que o impedissem de disputar eleições com base na lei da ficha limpa.

Gilmar Mendes atendeu a um evento neste sábado do grupo Prerrogativas em homenagem a Sepúlpeva Pertence, ex-ministro do Supremo que faleceu em 2 de julho. Durante fala, o magistrado comentou o vídeo em que Deltan comemora o dinheiro recebido de apoiadores após a cassação.

“Esses dias eu vi o Dallagnol dizendo que quando saiu da Câmara e estava no avião, começaram a chover Pix. É o novo contato com a espiritualidade, a do dinheiro. Certamente ele já pode fundar uma igreja”, disse. O ministro do STF também afirmou que houve uma “degeneração” do Ministério Público Federal com a Lava Jato e teceu críticas ao senador Sergio Moro. “O modelo Moro-Dallagnol deu errado. V amos organizar uma fuga para frente, vamos salvar o Judiciário desse grande escândalo”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo