Política

Prefeitura do Rio desiste de autódromo em região florestal da cidade

A pedido de Eduardo Paes, pasta do Meio Ambiente pediu arquivamento de licença para construção na Floresta do Camboatá

Prefeitura do Rio desiste de autódromo em região florestal da cidade
Prefeitura do Rio desiste de autódromo em região florestal da cidade
Foto: Reprodução O prefeito eleito do Rio de Janeiro Eduardo Paes. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, informou nesta segunda-feira 1 que encaminhou ao Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA) um pedido de arquivamento do processo de licença prévia para desistir oficialmente da construção do Autódromo Internacional do Rio, na Floresta do Camboatá, em Deodoro.  O pedido foi uma determinação do prefeito Eduardo Paes.

Em um trecho do documento encaminhado ao presidente do Inea se destaca que o Camboatá “é uma patrimônio ambiental único da cidade do Rio de Janeiro, sendo um santuário que abriga fragmentos florestais com diversas espécies de fauna e flora, muitas delas raras e ameaçadas de extinção”.

O pedido de arquivamento também possibilitou retomar a análise de uma proposta que pede a criação de uma Unidade de Conservação em Deodoro, “que atuaria como amortecimento da urbanização e promoveria o ordenamento do território protegido de modo que as possibilidades de restauração ambiental e o potencial natural do local fossem priorizados”.

“Na década da restauração não podemos admitir que se fale em destruição de um patrimônio ambiental único como a Floresta do Camboatá. Também estamos reabrindo o processo de análise da criação de uma unidade de conservação no Camboatá, em Deodoro.”, escreveu Cavaliere em suas redes sociais.

A construção do autódromo na Floresta do Camboatá era motivo de divergência entre o ex-prefeito Marcelo Crivella e o atual Eduardo Paes. Crivella comandou a licitação que escolheu a empresa Rio Motorsports para construir e operar as pistas. No entanto, ações do Ministério Público Federal impediram o começo das obras.

Há indícios de direcionamento da licitação, apontados pelo MPF e investigados pelo Ministério Público estadual.

Paes defende  a criação do autódromo em outras áreas da cidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo